segunda-feira, 29 de março de 2010

DIABETES X EXERCÍCIO FÍSICO



Saúde & Qualidade de Vida - Patologia & Nutrição

Muitas pessoas acreditam que o diabético possui um certo risco ao praticar exercícios, pois já que o músculo necessita de insulina durante o exercício, a pessoa diabética ao fazer exercício pode não ter esta insulina em quantidade suficiente.

Isto não é verdade. Os diabéticos podem (e devem) praticar, sem qualquer risco, exercícios regulares, mas devem procurar orientação médica a fim de que se possa monitorar os níveis sangüíneos de glicose e insulina.

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS AO DIABÉTICO

Aumento da captação de glicose pelo músculo: durante a atividade física, os músculos captam glicose mais eficientemente, a fim de produzir energia para a contração muscular e garantir os níveis de glicose adequ ados. A atividade física estimula a produção de insulina, o que é benéfico para o diabético.

Aumento da sensibilidade celular à insulina: a atividade física eleva a sensibilidade celular em 40%, mas com efeito limitado de 2 a 3 dias.

Captação da glicose no período após o exercício: após o término da atividade, a musculatura continua captando glicose de forma mais eficiente. Mas, neste momento, o objetivo não é mais fornecer energia para o trabalho muscular e sim fornecer substratos para recompor o músculo que foi utilizado durante o exercício. Este fenômeno pode ser responsável por hipoglicemias até 48horas após o término da atividade.

Diminuição da gordura corporal: 90% dos diabéticos tipo II são obesos e a gordura tem íntima relação com o aumento da resistência celular à insulina. Por isso, recomenda-se a prática de exercícios a fim de que a quantidade de gordura seja reduzida e, conseqüentemente, diminua a resistência celular a insulina. As modalidades mais indicadas são as predominantemente aeróbias, isto é, aquelas que são realizadas em um ritmo natural e constante. Como exemplos de tais atividades temos a natação, a caminhada, o ciclismo, a hidroginástica, aulas de dança, dentre outros.

Incremento das funções cardio-respiratórias:
Dentre elas diminuição da freqüência cardíaca e pressão arterial de repouso e aumento do fluxo e distribuição de sangue, do glicogênio muscular e hepático, da freqüência cardíaca máxima e da massa muscular, entre outros.

Redução dos fatores de risco de doenças coronarianas:
A atividade física regular proporciona diminuição do colesterol de baixa densidade e aumento do colesterol de alta densidade, assim como diminuição da taxa de triglicérides. Níveis elevados de colesterol, pressão arterial elevada, fumo e inatividade física são os quatro maiores fatores de risco de doenças coronarianas.

Duração do exercício:
Preconiza-se o mínimo de 20 minutos de exercícios, uma vez que o pico de captação de glicose pelo músculo ocorre entre os primeiros 14 a 20 minutos.

Cuidado!
A intensidade do exercício diz respeito a quantidade de esforço que o organismo é submetido durante a prática do mesmo. Quanto mais intensa uma atividade é, seja em velocidade ou em força, mais anaeróbio o exercício se torna e, portanto, mais inadequado para o diabético. Por isso, um diabético deve praticar atividade física, mas deve tomar estes cuidados para não fazer com que este benefício se torne um malefício.

Dicas de alimentação para o diabético praticante de exercício físico:

  • Se você for usuário de insulina, as atividades físicas não devem coincidir com o horário do pico da insulina;
  • Recomenda-se o consumo de 15 a 30g de carboidratos (1 maçã + 3 bolachas de água e sal + 1 copo de suco de fruta, por exemplo) antes da prática do exercício;
  • Se for um exercício de longa duração, recomenda-se o consumo de carboidrato durante a prática do exercício (1 barra de cereal, por exemplo);
  • Como em toda e qualquer prática de exercício, deve haver uma oferta hídrica adequada, portanto, o consumo de líquidos (água e sucos) devem ser aumentados.
FONTE:http://www.rgnutri.com.br

TIPOS DE ATIVIDADE AERÓBIA




Toda atividade física o ajudará a perder peso e a melhorar sua saúde. Mas para queimar a maior parte das calorias e obter a maioria dos benefícios à saúde de seu programa de atividades, tente incluir os três tipos básicos de atividade física - exercício aeróbico (também chamado de condicionamento cardiovascular), exercícios de força e alongamento - no programa.

Cada tipo de atividade queima calorias, ainda que ofereça seus próprios benefícios à saúde e de controle de peso. Juntas, essas três atividades proporcionam a seu corpo a capacidade de realizar as atividades diárias por toda sua vida. Apenas carregar a sacola de compras exige saúde cardiovascular, flexibilidade, força e resistência! Portanto, não faça pouco caso do valor de cada tipo de atividade.

Ao contrário, calcule uma forma de acrescentá-las a sua rotina. Seu metabolismo ganha um certo impulso da atividade física por um curto período de tempo depois que você pára. Pesquisas sobre o assunto são conflitantes, e a duração e a magnitude de qualquer aumento do metabolismo pós-exercícios dependem da intensidade e da duração do próprio exercício. A quantidade de calorias queimadas após o exercício, durante a recuperação, não é muito grande, especialmente seguindo atividades moderadamente intensas. Mas o pouco que seja ajuda a levar essa escala de equilíbrio de calorias em direção à perda de peso. Nas próximas seções, falaremos de cada um desses tipos de atividade física. Vamos começar com uma análise da atividade aeróbica.

Atividade aeróbica
A atividade aeróbica é o tipo que utiliza os grandes músculos dos braços e pernas, fazendo subir seus batimentos cardíacos e deixando sua respiração mais acelerada. Os exercícios aeróbicos, como caminhar, andar de bicicleta e correr, são excelentes para seu sistema cardiovascular, pois fortalecem seu coração, diminuem sua pressão sangüínea e melhoram sua circulação. E não há substituto para a atividade aeróbica quando se trata de queima de calorias e gordura.

Os especialistas recomendam que você se exercite a uma intensidade moderada, pelo menos no início de um programa de exercícios aeróbicos. Existem duas maneiras de saber se você está no nível moderado. A mais simples é o "teste da fala". Se ainda conseguir conversar, e a atividade parecer um tanto fatigante, então, provavelmente, você está no ritmo certo. Se você tiver dificuldade para falar e estiver ofegante, vá devagar. Isso indica que você está forçando demais.

Se estiver respirando tranqüilamente e ainda conseguir cantar uma música enquanto se exercita, aumente o ritmo para queimar gordura. Para uma medição mais precisa da intensidade de sua atividade, verifique seus batimentos cardíacos tomando o pulso durante o exercício. Para a contagem mais exata, tome seu pulso durante 10 segundos e multiplique por 6 para obter o total de pulsos por minuto. Sua pulsação começa a cair logo que você pára de tomá-la; por isso, tirá-la durante um minuto cheio não daria uma leitura precisa. Para obter resultados ideais, você deveria se exercitar dentro de sua zona-alvo de batimentos cardíacos, que é de 60 a 85% de seus batimentos cardíacos máximos por minuto.

Os batimentos máximos estimados - e a zona-alvo de batimentos cardíacos - baseiam-se na idade. Subtraia sua idade de 220, e você terá sua quantidade máxima estimada de batimentos cardíacos. Multiplique por 0,60 e 0,85 para descobrir o mínimo e o máximo de sua zona-alvo. Ou use o gráfico a seguir:

Batimentos cardíacos
Use a tabela a seguir para descobrir o mínimo e o máximo dos batimentos cardíacos.

IdadeBatimentos cardíacos
20120-170
25
117-166
30
114-162
35111-157
40
108-153
45
105-149
50
102-145
55
99-140
60
96-136
65
93-132
70
90-128

Se seu pulso estiver abaixo de seu batimento cardíaco, aumente o ritmo de sua atividade. Se seu pulso estiver acima de sua zona-alvo, diminua a intensidade da atividade. Uma das melhores e mais fáceis atividades aeróbicas que você pode fazer é a caminhada. É fácil encaixá-la no seu dia, além de poder fazê-la em praticamente qualquer lugar.

Se você andar nas proximidades de sua casa, trabalho ou numa pista de corrida, a caminhada faz você se mexer sem qualquer preocupação. Tudo que você precisa é de calçados adequados, roupas folgadas e uma garrafa de água. Aumentar o ritmo e mexer os braços à medida que caminha estimulam a intensidade e a quantidade de calorias queimadas sem qualquer tempo adicional. Se o tempo estiver feio, tenha um plano reserva, como fazer uma caminhada em um lugar fechado. Muitas pessoas fazem suas atividades aeróbicas pela manhã, antes do trabalho, durante a hora de almoço e/ou depois do jantar. Compete a você decidir, além de a programação poder ser flexível.

Os exemplos de atividades aeróbicas moderadas incluem, mas não se limitam a:
  • caminhada rápida

  • andar de bicicleta

  • dança

  • corrida

  • caminhada

  • esqui

  • patinação

  • natação - especialmente adequado se você tiver problemas de articulação

  • afazeres domésticos

  • jardinagem

  • a maioria dos esportes
É uma boa idéia alongar os músculos após os exercícios para fazer com que eles se soltem e relaxem, além de melhorar a flexibilidade. Perca alguns minutos alongando levemente os músculos quando terminar a caminhada ou estiver mais calmo.
FONTE:http://saude.hsw.uol.com.br

quarta-feira, 24 de março de 2010

O QUE É SER SAUDÁVEL????





A obesidade é vista como um dos maiores problemas de saúde. Mas um estudo feito nos EUA revelou que um terço das pessoas obesas são metabolicamente saudáveis, sugerindo que a saúde não pode ser avaliada apenas pelo excesso de peso.

Apesar de a obesidade ser claramente um fator de risco para a saúde, não parece se tratar da questão mais importante. Cerca de metade das pessoas com excesso de peso e um terço das pessoas obesas têm níveis normais de colesterol, pressão sanguínea e outros fatores cardiovasculares.

Vários estudos revelam que a atividade física é um indicador muito mais importante sobre a saúde do que o tamanho do corpo de uma pessoa.

BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO


À medida que envelhecemos ficamos menos ativos, perdemos músculos e ganhamos peso em forma de gordura. Já que perder peso é o objetivo maior, aqui vai uma lembrança dos benefícios de levantar pesos. Começar um programa de musculação pode ser um grande passo na batalha contra a barriga protuberante!

Muitos de nós têm a vida ocupada, e podemos achar que não temos tempo para fazer musculação. Sugiro que precisamos achar tempo.

A prática consistente de musculação irá:

  • Definir nossa musculatura e ajudar-nos a redefini-la

  • Manter nossa pele esticada (já reparou como o emagrecimento e perda de peso sem haver tonificação resulta em perda de elasticidade?)

  • Ajudar-nos a manter nossa força funcional para atividades cotidianas e esportes

  • Ajudar a aliviar os sintomas de artrite ao fortalecer os músculos que dão suporte que envolvem nossas articulações.

  • Aumentar a densidade óssea.

  • Melhorar a postura.

  • Prevenir dores nas costas.

  • Ajudar a elevar a taxa metabólica (então podemos comer um pouco mais e manter nosso peso mais facilmente)

  • Melhorar nossa circulação. Sim, a musculação nos membros inferiores do nosso corpo ajuda o sangue a retornar ao coração (músculos da perna fortes contraem durante o movimento ajudando a empurrar o fluxo sangüíneo e volta para o coração)

  • Estudos também sugerem que a musculação é útil para diminuir a pressão sangüínea.

    FONTE:www.copacabanarunners.net/musculacao.html

segunda-feira, 22 de março de 2010

HORA DO PLANETA


No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global.
A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização. Clique aqui e veja a lista de quem já aderiu.
Em 2010, com a sua participação, vamos fazer uma Hora do Planeta ainda mais fantástica!!!!!
VEJA COMO PARTICIPAR!!!
Existem diversas formas de participação. A primeira delas é se cadastrar. Clique aqui e informe os dados necessários. É bem rápido. O cadastro dos participantes é a principal maneira que temos de avaliar quantas pessoas apagaram as luzes. Os participantes brasileiros serão somados com os de outros países, formando uma grande corrente pelo futuro do planeta. Os nomes das empresas cadastradas vão aparecer na página Quem Já aderiu. Clique aqui e veja a lista de quem já aderiu.
O próximo passo é espalhar a mensagem da Hora do Planeta para o maior número possível de pessoas. Convide familiares, amigos, colegas e membros da sua comunidade para participarem também.
Se você utiliza as mídias sociais, como Orkut, Twitter, Youtube e Facebook, use essas ferramentas para falar com os seus amigos. Publique as notícias sobre a Hora do Planeta produzidas pelo WWF-Brasil. Dê o link para vídeos e fotos sobre o movimento postados na internet.
Saiba o que acontece no mundo inteiro na Hora do Planeta. Clique aqui ou acesse www.earthhour.org
FONTE: www.horadoplaneta.org.br

DIA MUNDIAL DA ÁGUA


História do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

terça-feira, 16 de março de 2010

GINÁSTICA LABORAL II

EXERCICIOS GINASTICA LABORAL I

GINÁSTICA LABORAL


ALONGAMENTO E RELAXAMENTO LABORAL

Os músculos que revestem nosso esqueleto têm a capacidade de contrair-se e relaxar. É isso é que nos dá a possibilidade de movimento e locomoção. Cada pessoa tem um limite de alongamento diferente do outro. Quando alongamos nossos grupos musculares estamos propiciando ao nosso organismo movimentos mais soltos, leves, graciosos e sem riscos de adquirir lesões.

Alongamento – Quem deve fazer?

Todas as pessoas podem e devem aprender a fazer alongamentos, independente da idade e da flexibilidade. Desde aquele que fica sentado ou não o dia todo num escritório, que cave ou não buracos, faça ou não os trabalhos de casa, fique ou não o dia todo de pé numa linha de montagem, dirija ou não um caminhão, faça ou não exercícios com regularidade. Se estiver saudável, sem qualquer problema físico específico pode aprender a fazer alongamentos de modo saudável e seguro.

Alongamento – Quando fazer?

Todas as vezes que a pessoa sentir vontade ou achar necessidade: no trabalho, no lazer, no carro, andando pela rua, antes e depois de qualquer atividade física.

  • De manhã antes de começar o dia;
  • No trabalho para aliviar as tensões;
  • Depois de ficar em pé ou sentado por muito tempo;
  • Quando se sentir tenso;
  • Em momentos diferentes dia: enquanto assiste TV, ouve música, lê ou está conversando, etc.

Alongamento – Por que fazer?

  • Reduzir as tensões musculares;
  • Deixar o corpo mais relaxado;
  • Liberar a musculatura;
  • Aumentar a capacidade de movimentação;
  • Prevenir lesões musculares;
  • Desenvolver o conhecimento do próprio corpo;
  • Manter uma boa postura;
  • Diminuir as tensões emocionais;
  • Melhorar o bem-estar diário;
  • Ativar a circulação sanguínea;
  • Tornar o organismo mais flexível e apto para a execução de movimentos exigidos no trabalho;
  • Prevenir lesões em ligamentos, tendões, articulações e nervos;
  • Promover a desintoxicação dos músculos, tirando a fadiga muscular;
  • Cultivar um estilo de vida mais saudável;
  • Criar um clima de amizade e companheirismo no ambiente de trabalho.

Alongamento – Como fazer?

  • Os exercícios devem ser confortáveis. Faça-os lentamente, surgindo dor diminua a tensão do alongamento;
  • Manter o alongamento por um tempo de 10 a 15 segundos;
  • Sem ultrapassar os seus limites;
  • Não forçar os movimentos com balanceios, sobressaltos e arrancos;
  • Respirar normalmente;
  • Adotar sempre uma boa postura (correta);
  • Sinta aos poucos, os benefícios que ele está trazendo para o seu corpo.
FONTE:http://trabalhecomsaude.blogspot.com/

segunda-feira, 15 de março de 2010

VANTAGENS DE UM PERSONAL TRAINER



As vantagens de ter um PERSONAL TRAINER (PT) são variadas mas podem resumir-se a cinco:

  • INDIVIDUALIZADO – para cada caso um treino, ou seja, adequamos o treino as suas necessidades e objetivos.
  • MOTIVAÇÃO – o fato de ter alguém consigo enquanto treina aumenta o seu empenho e melhora a sua performance. O PT aumentará os seus níveis de motivação, porque estará sempre consigo, dando-lhe força, ensinando-o a treinar mais e melhor.
  • SEGURANÇA – terá sempre consigo um profissional qualificado que o ajudará a melhorar a sua postura, a executar da melhor forma os exercícios, a manter a intensidade de treino em níveis ótimos e adaptados a si, enfim, alguém que o conduzirá de forma segura e eficaz.
  • COMPROMISSO – este será um ponto base do PT. Sabendo que estará alguém especificamente à sua espera, fará com que se sinta na obrigação de não faltar. Para além disso, no início marcar-se-ão alguns objetivos, os quais se comprometerá a cumprir, por tudo isto, aliado à força que o PT lhe dará, sentir-se-á mais comprometido e motivado para o treino.
  • RESULTADOS – este é o verdadeiro ponto chave do treino. O verdadeiro objetivo são os resultados que espera alcançar. Ter um Personal Trainer consigo exponenciará o aparecimento destes resultados, pois o treino será conduzido por um profissional devidamente habilitado.

EXERCÌCIOS FUNCIONAIS


Você já ouviu falar em exercícios funcionais? Já faz um tempo que as academias deixaram de ter como principal foco apenas a busca pelo corpo perfeito e passaram a ter como carro chefe de sua existência no mercado a conquista por uma vida mais saudável, no sentido literal da expressão.

O principal objetivo desse tipo de exercício é deixar o corpo preparado para os desgastes e funções do dia a dia. Com eles, você passa a subir as escadas sem se cansar tanto, a abaixar e levantar sem ficar com a coluna “travada”, ou ainda, acaba com aquelas idas e vindas aos hospitais, por causa de crises de torcicolo em consequência de algum movimento brusco.

Os nomes das atividades que nos ajudam a “preparar” o corpo são os mais variados possíveis: Gymnastic ball, Fitball ou, até mesmo variações de algumas atividades já bastante conhecidas como Ioga, Pilates e Tai chi chuan. As técnicas usadas nas atividades que proporcionam esta preparação consistem em uma junção de movimentos que imitam o nosso cotidiano, e o resultado é um treinamento com um alto número de repetições de exercícios que trabalham grupos musculares específicos.

As aulas são dinâmicas e contam com o auxílio de alguns objetos como bolas, elásticos e plataformas especiais. São eles os principais responsáveis por dar equilíbrio e estimular os músculos dos alunos.

Outra diferença é em relação ao ritmo das aulas. Quando se fala em exercícios funcionais, não são levados em conta o rendimento ou as medidas dos alunos, mas sim a capacidade de concentração e coordenação. Flexibilidade, agilidade e força são as principais metas. Entre os benefícios mais evidentes, a redução das dores musculares e do cansaço merecem destaque.

Certamente, os malhadores de plantão poderão achar os exercícios funcionais um pouco mais lentos e desestimulantes. Mas, para aqueles que tentam fugir das modalidades de exercício convencionais, essa é, sem dúvida, uma ótima opção, seja para o físico, pois o aluno queima, sim, calorias, ou para a saúde.

FONTE: PORTAL DA EDUCAÇÂO FÍSICA