quinta-feira, 4 de março de 2010

OSTEOPOROSE



Ossos fortes


A osteoporose é uma doença silenciosa que enfraquece os ossos de mais de 10 milhões de brasileiros e é uma das principais causas do aumento de fraturas, cirurgias e internações hospitalares.

O cenário é assustador: de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, 10 milhões de brasileiros sofrem com a osteoporose. O problema é que muitas dessas pessoas nem imaginam, isso porque essa é uma doença silenciosa, indolor, com poucos sintomas e que infelizmente acaba sendo diagnosticada por ocasião de uma fratura. Portanto, a prevenção ainda é o melhor remédio. Esclareça suas dúvidas e saiba tudo sobre essa doença, que atinge principalmente nós mulheres. O diagnóstico precoce e o tratamento correto são fundamentais para a sua qualidade de vida!

O mecanismo da doença Os nossos ossos são renovados constantemente e existem vários hormônios e outros fatores que controlam esta renovação. César Eduardo Fernandes, ginecologista (SP), explica que esse processo é denominado de remodelação óssea e consiste na remoção de certa quantidade de tecido ósseo velho (realizada por células chamadas osteoclastos) e, a seguir, da formação da mesma quantidade de ossos novos (realizada pelos osteoblastos).

Até os 30 anos, os osteoblastos estão na frente e a partir daí, passam a correr lado a lado. Mas, dos 50 anos em diante, conforme diminuem os níveis de testosterona (nos homens) e de estrogênio (nas mulheres), os osteoclastos tomam a frente, causando um desequilíbrio entre a reabsorção e a formação óssea. Nesta balança, a reabsorção leva a melhor, o que causa a osteoporose.

Conheça suas causas

Inúmeros fatores de risco estão envolvidos na osteoporose. Descubra os mais importantes de acordo com os especialistas.

Idade: quanto mais idosa a pessoa, maior é a chance de aparecer a doença
Sexo feminino
Caucasianos e asiáticos tem risco maior que negros
Histórico familiar
Sedentarismo
Baixo índice de massa corpórea (peso)
Baixa ingestão de cálcio
Tabagismo
Ingestão acentuada de álcool (em torno de três drinques por dia)
Ingestão excessiva de cafeína

Mulheres que tenham dois ou mais desses fatores devem realizar o primeiro exame de densitometria óssea a partir da menopausa. Para aquelas que não têm, o ideal é que se faça o primeiro aos 65 anos.

Diagnóstico da osteoporose

Com evolução silenciosa, a osteoporose se instala anos antes dos primeiros sintomas, que normalmente costumam ser as fraturas. Após este episódio, o especialista Reynaldo Jesus Garcia (SP) afirma que os sintomas decorrem das consequências da fratura e do tipo de osso

No entanto, ele alerta: "Não se deve esperar a ocorrência das fraturas para que se diagnostique a osteoporose. Proceder assim seria o mesmo que diagnosticar a hipertensão arterial quando ocorrido um acidente vascular cerebral". O diagnóstico da doença é feito através da densitometria óssea, um exame simples e indolor, com duração de 15 minutos, que avalia a densidade mineral óssea, uma característica do esqueleto que é responsável por cerca de 70% da resistência óssea a fraturas. Ou seja, esse exame avalia o risco do individuo vir a ter uma fratura osteoporótica.

Entendendo a osteopenia

Quando a perda óssea não atingiu um nível compatível com a doença estabelecida, denomina-se osteopenia. Ou seja, um estágio preliminar dessa perda que antecede a osteoporose em si e que costuma durar muitos anos até que a paciente passe a ser portadora de osteoporose propriamente dita.

Cabe ao médico, portanto, analisar cada caso de osteopenia para considerar a sua real importância.

Estratégias de prevenção

Como em tudo na vida, no caso da osteoporose não é diferente: a prevenção é essencial! E o correto seria começar prevenindo ainda na infância, com uma alimentação saudável, rica em cálcio e com a prática de atividades físicas regulares, uma vez que 90% de todo o osso que a pessoa terá é formado até os 18 anos.

Na fase adulta, com hábitos de vida saudáveis, boa alimentação e com exercícios, é possível aumentar um pouco a massa óssea, mas mudar os hábitos depois de grande no máximo retardará o processo.

Fonte: Revista Vitta

Nenhum comentário:

Postar um comentário