sábado, 6 de março de 2010

CORRIDA

Corrida: para manter o peso e tranquilizar a mente


Por Bruna Machado e Cinthía Ceribelli

"Sou muito hiperativa e a corrida me acalmou", revelou a atriz Natalia Rodrigues, que aderiu ao esporte que já é considerado o segundo mais popular do país, com 5 milhões de praticantes. A bela, que começou a correr em 2005, conta que além de enxugar quase 15 quilos, a corrida a deixa mais disposta e bem-humorada. "É um prazer correr. É como eu libero todo o meu estresse. Se eu não suo, não consigo dormir direito", afirma a atriz, que calça o tênis quase diariamente, "no mínimo, três vezes por semana", garante. Sem contar suas participações em provas de corrida de rua, em São Paulo e no Rio de Janeiro. A corrida de rua é um dos esportes mais saudáveis e acessíveis, que diminui o estresse e melhora a qualidade de vida. "Além da perda de peso, me trouxe mais tranquilidade", assegura Natália. Mas o começo não foi fácil.

"Ficava acabada logo nos primeiros quilômetros. Sem falar das bolhas nos pés", revelou. Por isso, consultar o médico, o nutricionista e o professor de educação física é fundamental antes de dar a primeira passada. A equipe de especialistas do Hospital Edmundo Vasconcelos (SP), dá as dicas para quem quer experimentar os benefícios desse esporte que conquistou a Natália Rodrigues. Confira:

SISTEMA CARDIOVASCULAR: O cardiologista Reginaldo Cipullo garante: correr pelo menos quatro vezes por semana ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL), melhora o colesterol bom (HDL), diminui os níveis de glicose e da pressão arterial e melhora o desempenho cardíaco. Porém, em dias quentes, a perda excessiva de potássio pode levar à arritmias cardíacas. Também há riscos de hipotensão e desmaios, principalmente se estiver associado a um quadro de desidratação. Por isso, antes de começar, é importante fazer um check-up para avaliar sua condição física.

OLHOS: Se você pratica esportes ao ar livre é importante usar óculos escuros, pois eles oferecem maior conforto em ambientes com muita luminosidade, além de proteger contra vento e poeira. Invista em óculos que ofereçam 100% de proteção contra os raios ultravioletas. Outras características na hora da escolha são: a resistência das lentes, o uso de materiais leves e a boa fixação no rosto, evitando que eles escorreguem durante a atividade física, orienta o oftalmologista Gustavo Seibin Takahashi.

PELE: "A corrida produz muito suor e por esse motivo é fundamental que a aplicação de filtro solar aconteça cerca de 20 minutos antes da atividade e a cada 2 horas ou após transpirar nas áreas expostas ao sol", afirma a dermatologista Márcia Grieco. Durante os treinos, evite o sol entre 10h e 16h.

HIDRATAÇÃO E ALIMENTAÇÃO: Nesta época os cuidados com a alimentação e hidratação são fundamentais. Segundo a nutricionista Bruna Iasi, alimentos muito gordurosos, como frituras e carnes gordas, devem ser evitados antes e depois da corrida, pois dificultam a digestão. A desidratação pode levar à queda de rendimento, provocar dores, câimbras e desmaios. Beba 200 ml de água gelada a cada 20 min de atividade e procure alimentar-se 1 h após o treino para uma boa recuperação.

FONTE:REVISTA VITTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário