sábado, 6 de março de 2010

OSSOS FORTES


A osteoporose é uma doença silenciosa que enfraquece os ossos de mais de 10 milhões de brasileiros e é uma das principais causas do aumento de fraturas, cirurgias e internações hospitalares


POR BRUNA MACHADO

VEJA A IMPORTÂNCIA E COMO DEVEM SER CERTOS HÁBITOS!

Alimentação

O cálcio, um dos principais componentes do osso, é o nutriente que previne a osteoporose, além de ajudar no processo de coagulação sanguínea, contração e relaxamento muscular. Daí a importância de uma dieta desde muito cedo repleta de fontes desse nutriente para evitar danos à estrutura óssea.

Podendo ser obtido de laticínios (leite desnatado, iogurtes e queijos magros), verduras verde-escuras (brócolis, couve, espinafre e escarola, por exemplo) ou por suplementação medicamentosa prescrita pelo médico, de acordo com Mauro Scharf, endocrinologista da DASA (MG), o consumo recomendado é de 800 mg/ dia para adultos jovens e 1.500 mg/dia para idosos.

Alimentos X Quantidade de cálcio

1 copo de leite de vaca pausterizado (200 ml) = 246 mg
15 gramas de queijo prato (uma fatia fina) = 126 mg
1 pote de iogurte (200 mg) = 240 mg
100 gramas de espinafre = 79 mg
100 gramas de escarola = 81 mg
100 gramas de folhas de abóbora = 477 mg
30 gramas de sardinha (uma porção pequena) = 86 mg

César Eduardo Fernandes, ginecologista (SP), diz que existem estudos mostrando que as mulheres que ingerem cálcio apropriadamente durante a infância e a adolescência apresentam uma densidade mineral óssea mais elevada do que as mulheres que, no mesmo período, tem ingestão de cálcio deficiente

Sol

A vitamina D, formada na pele pela ação dos raios solares ou obtida através dos alimentos (leite e seus derivados, óleo de fígado de bacalhau, peixes e camarões) é a responsável pela absorção do cálcio que ocorre no intestino.

Bastam somente 15 minutos de banho de sol para que o corpo a sintetize na pele. Mas, não esqueça! Tudo em excesso faz mal. Prefira o sol da manhã, até às 10h, ou do final da tarde, após às 17h, este é o horário em que ele é menos prejudicial. Inclua esse hábito na sua rotina diária!

Exercícios físicos

Se você quer prevenir a osteoporose, lembre-se que os exercícios físicos são essenciais. Além de ajudar a regular e fortalecer a musculatura, eles melhoram o equilíbrio, os reflexos e a marcha, reduzindo os riscos de quedas no idoso em aproximadamente 25%.

Opte principalmente por esportes no solo, em quadras ou em academias. Giacomo di Gesu Filho, coordenador do Studio Ipanema Fitness (RJ), recomenda: "A prática de exercícios deve ser feita no mínimo três vezes por semana, preferencialmente todos os dias, por trinta minutos".

Tratando a doença

Felizmente, hoje dispomos de várias formas de tratamento para a osteoporose, além do cálcio e da vitamina D. De acordo com a endocrinologista Victória Zehgbi (RJ), os mais usados são as drogas que bloqueiam a reabsorção óssea, como os bisfosfonatos, que são prescritos dependendo da condição do paciente. Mas outros fármacos também podem ser destacados: a terapêutica de reposição hormonal para as mulheres; os SERMS, substâncias que imitam o estrogênio no osso; o ranelato de estrôncio, que tem uma ação dupla: ao passo que diminui a reabsorção, estimula a formação; o hormônio TPH e a teriparatida, a medicação com maior capacidade anabólica, ou seja, de formação óssea.

No entanto, apesar de existir medicamentos que colaboram com a regeneração dos ossos, nada é tão determinante quanto mudar o seu estilo de vida. Não espere pelos sintomas decorrentes da fratura! Mude, exercite-se, mexa-se! Aproveite que o ano está apenas começando! Nunca é tarde demais para novas mudanças!

Convivendo com ela

A boa notícia é que quem tem osteoporose tem grande possibilidade de viver em paz e continuar exercendo suas atividades normais. Para isso, bastam alguns pequenos ajustes no estilo de vida. Veja quais são eles de acordo com os médicos e mantenha a saúde dos seus ossos!

Faça exercícios regulares durante a manhã
Tome sol por pelo menos 15 minutos por dia, três vezes por semana, de preferência também pela manhã
Pare de fumar
Diminua a ingestão de bebidas alcoólicas
Evite quedas! Tente tornar sua casa mais segura
Tenha uma alimentação rica em cálcio

FONTE: REVISTA VITTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário