domingo, 28 de fevereiro de 2010

MARÇO






Novo mês se inicia amanhã, o carnaval já ficou na lembrança, agora 2010 começou.....!!!!!!Hora de colocar os pés no chão e botar em prática todas as promessas para o novo ano!!!!! Claro que tudo isso sem deixar nossos sonhos de lado.....FELIZ RE-COMEÇO!!!!!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

ALONGAMENTO

CUIDADOS COM A PELE



Operação verão
A estação mais esperada do ano também pode ser a mais prejudicial à saúde. Mas medidas simples evitam que o calor provoque problemas como queimaduras de segundo grau e até intoxicação alimentar

Por André Bernardo

O verão é a estação mais esperada do ano para a maioria dos brasileiros. Hora de reunir a família, pegar a estrada e conhecer lugares paradisíacos. Para elevar ainda mais a temperatura, o horário de verão convida as pessoas a ficarem mais tempo debaixo do sol. Irresistível, não é mesmo? Nem tanto. A busca pelo bronzeado perfeito pode causar graves males à saúde. Se, para uns, verão é sinônimo de férias, praia e sol, para outros, é certeza de manchas, bolhas e micose. Buscando evitar que o sol forte estrague a temporada, médicos reafirmam a importância do uso do protetor solar. "Esse produto é tão importante que deveria ser vendido com receita médica", afirma o dermatologista Murilo Drummond, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Pessoas de pele muito branca devem usar filtros com FPS 45. Já aquelas de pele negra podem escolher filtros com FPS entre 20 e 30

O protetor solar ainda é o principal aliado da pele contra os raios ultravioleta. Segundo os médicos, os raios mais perigosos são os UVA, que provocam envelhecimento precoce, e os UVB, que causam câncer de pele. O período de maior incidência dos raios solares sobre a Terra é das 10h às 17h. Por isso, os médicos não se cansam de repetir que as pessoas só devem ir à praia (ou à piscina) antes das 10h ou depois das 17h. "Mesmo nesses horários, o sol já transmite os raios UVA. Eles podem até não ser tão nocivos à saúde quanto os UVB, mas também devem ser evitados", ressalva Drummond.

Ao contrário do que a maioria pensa, os raios ultravioleta não frequentam a praia apenas nos dias ensolarados. Eles também põem em risco a pele dos banhistas em dias frios e nublados. Até debaixo do guarda-sol, ou dentro d'água, eles podem surpreender aqueles mais descuidados. Pouca gente sabe, mas a areia da praia e a água salgada refletem os raios do sol e potencializam seus efeitos. "Pele bronzeada não é sinal de saúde. É motivo de preocupação. Se ficou vermelha, é porque passou dos limites, ou esqueceu o protetor solar em casa", adverte o dermatologista.


Fonte:http://revistavivasaude.uol.com.br/

CUIDADOS AO CORRER NO SOL!!!!!


Correr no sol é passatempo preferido de muitos atletas que praticam o esporte. O brilho do dia e a temperatura mais alta funcionam como itens extras de motivação mesmo para quem já não precisa mais disso. A princípio, não há problemas em pegar um bronzeado enquanto pratica sua atividade física favorita. Por que a princípio? Porque a resposta definitiva depende dos seus hábitos enquanto treina.

Começando pelo óbvio: nem no inverno dá para dispensar o filtro solar. No calor, então, é indispensável usar um produto com FPS 30, no mínimo, no rosto e no resto do corpo que será exposto aos raios ultravioletas. Aplique o produto cerca de meia hora antes de sair de casa e lembre-se de repassar a cada duas horas, caso seu programa seja longo.

O sol é um grande aliado da saúde. Além de ajudar na síntese da vitamina D (essencial na absorção do cálcio e do fósforo e, portanto, na combate à osteoporose), os raios solares funcionam como uma espécie de antiinflamatório natural não à toa, os dermatologistas recomendam passeios ao ar livre no tratamento a algumas doenças de pele.

Corrida-hidratação

Mas é preciso contar com o relógio para que tudo saia bem. Entre 11h e 15h, ninguém rende sua melhor performance. A temperatura alta provoca exaustão, pois há uma grande perda de água pela transpiração. Mesmo se hidratando adequadamente, fica difícil repor o que foi gasto sem ficar com o corpo pesado. O calor também acelera a utilização de glicogênio, um estoque limitado de energia muscular. Um treino de 40 minutos num dia de calor equivale a um de uma hora num dia frio.

Quanto à escolha da roupa, vale o básico antes de tudo: opte pelo que for mais confortável (lembrando que o algodão tem um bom toque, mas acaba absorvendo o suor). Se a transpiração incomoda, as lojas esportivas já dispõem de muitos modelos fabricados em tecidos que secam rapidamente. Evite correr com roupas apertadas e escuras, que aumentam a temperatura do corpo e encurtam seu treino pelo cansaço.

Fonte:http://www.minhavida.com.br

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

GINÁSTICA EM CASA


15 ERROS QUE VOCÊ DEVE EVITAR AO FAZER GINÁSTICA EM CASA.

1) Empolgar-se demais nas primeiras semanas

Esse é um dos principais motivos que levam muitas pessoas a iniciar uma atividade física e logo parar. Se no começo você não for com calma, poderá sentir dores musculares ou sofrer contusão. Resultado: novos motivos para voltar a ter um a vida sedentária.

2) Malhar sem estar bem informado.

Não adianta começar a fazer exercicios sozinho sem saber o objetivo de cada um deles e a maneira correta de executá-los. Aproveite ao máximo estas dicas, ou converse e tire suas duvidas com instrutores e professores de Educação Física sempre que possivel.

3)Escolher roupas adequadas.

É preciso estar atento ao seu vestuário, principalmente nos meses mais quentes do ano. Muita gente adora usar roupas de último tipo e acaba se enchendo de agasalhos e blusas que aumentam a temperatura do corpo e dificultam a transpiração. Prefira modelos de tecidos leves, arejados e que cubram a menor área corporal possivel.

4)Exagerar no uso dos acessórios.

Trabalhar com pesinhos, barras, anilhas ou caneleiras exige cuidados. Utilizar muito peso, atrás de resultados mais rápidos , pode provocar lesões que acabam afastando você da ginástica.

5) Deixar de se aquecer nos dias de calor.

Aquecer o corpo não tem nada a ver com a temperatura ambiente. Por isso, nada de dispensar os alongamentos iniciais nos dias ensolarados

6)Não estar concentrado no exercicio.

Além de prejudicar sua postura, estar disperso ou desatento ( de olho na TV, por exemplo) piora os resultados da sua ginástica, porque você acaba diminuindo a concentração dos musculos.

7) Não prestar atenção nos sinais do seu corpo.

Tonturas, dores musculares constantes, mal estar... Nosso organismo sabe como dizer "chega" ou "vá mais devagar". Você só precisa dar mais atenção às mensagens que ele manda . Sentindo alguns desses sintomas, pare o seu exercicio, diminua o ritmo nas próximas sessões e, se os sinais persistirem, procure orientação médica.

8)Descuidar da postura.

Quando estamos numa academia, por mais lotada que ela esteja, sempre tem um professor por perto alertando para os erros posturais mais graves. Em casa, você é seu próprio personal Trainer e o espelho, o seu principal auxiliar. Execute movimentos devagar e siga todas as instruções passadas em cada série de exercicios

9) Desrespeitar os intervalos entre os dias de malhação.

Tem gente que faz atividades puxadas todos os dias. Outros treinam 1 vez por semana. Nenhum dos dois estão corretos. Durante a semana seu corpo precisa no minimo de um dia de descanso. Já bancar o atleta de domingo não tráz resultados e ainda aumenta as chances de contusão.

10)Malhar em momentos de grande stress.

Antes de fazer exercicios, procure relaxar e acalmar um pouco a mente quando você estiver muito tenso ou nervoso, pois o stress pode aumentar a pressão arterial. Isso, combinado à atividade fisica sem orientação, é uma ameaça séria à sua saúde.

11)Fumar logo após o exercicio.

Cigarro e atividade fisica não combinam de jeito nenhum. Mas , se você ainda está tentando ficar livre desse vicio, pelo menos evite fumar ao final da sua ginástica, que pode provocar crises respiratórias agudas.

12)Dispensar um bom calçado.

Se você pretende investir nos exercicios, primeiro aplique seu dinheiro na compra de um bom par de tênis. Ele não precisa ser daquela marca famosa, mas confortável, estável, (bem firme no seu pé) e ter um bom sistema de amortecimento ( para proteger suas articulações dos impactos com o chão)

13) Dispensar a orientação de um médico.

Todo mundo deveria visitar um médico ( pode ser um clinico geral, por exemplo) antes de iniciar qualquer atividade fisica. Entretanto, essa recomendação vira obrigação para quem já chegou aos 35 anos ou tem diabetes, hipertensão , colesterol alto, parentes com histórico de problemas cardiacos ou é fumante.

14) Exercitar-se em jejum ou logo após uma refeição pesada

O ideal é fazer uma alimentação leve ( um suco ou uma fruta) meia hora antes de começar a ginástica. Assim você não fica sem combustivel e nem com o estomago cheio demais.

15) Parar a atividade fisica de repente.

Tão importante quanto o aquecimento é o esfriamento no final dos exercicios. Em vez de parar o corpo repentinamente, diminua o ritmo aos poucos para que sua frequencia cardiaca volte ao normal, evitando sensações de mal-estar.

Fonte: Boa Forma

CAMINHAR

CORRER OU CAMINHAR???


Muita gente acredita, que correr é melhor porque quando estão correndo costuma-se suar mais, isso é verdade, porém suor não é igual a queima de gordura, existe uma grande diferença em perder 1 litro de água no corpo e perder 1 kg. Você pode perder 2 killos de água no corpo porém esse peso será recuperado em um curto prazo 48 – 72 horas.

Caso seu objetivo seja emagrecer, diminuir a gordura corporal, diminuir medidas, prevenir doenças coronarianas, controlar o colesterol, entre outros, é mais aconselhado praticar a caminhada, entretanto devemos reforçar que caminhar por lazer é diferente de caminhar como treinamento.

Agora se seu objetivo é participar de uma marotana ou meia maratona obviamente seu exercício é a corrida, que também lhe oferece todos esses benefícios.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PILATES PARA A TERCEIRA IDADE


O Pilates vem ganhando cada vez mais espaço e notoriedade não apenas dentro das academias, como excelente meio para aprimorar o condicionamento físico (aplicado por educadores físicos), mas também dentro de clínicas e estúdios especializados, como técnica de reabilitação (somente aplicado por fisioterapeutas).

Temos aí duas linhas de aplicação, o Pilates fitness, voltado para finalidade estética e o reabilitacional, atuando como artifício fisioterapêutico no tratamento de patologias ósseas e musculares. Os dois trabalhos se diferem entre si devido ao objetivo a que se propõem, mas podem perfeitamente ser integrados dentro de uma só aula, dependendo do objetivo específico de cada aluno.

Além dos maiores benefícios pelos quais o Pilates já é conhecido, tais como melhora da consciência corporal e respiratória; aumento de força e definição muscular; alongamento e diminuição de alterações posturais entre outros, observei durante o tempo de experiência com os praticantes com mais de 60 anos, algumas vantagens que a técnica pode levar sobre outras.

Os pontos que mais precisam ser trabalhados com esses pacientes são o equilíbrio, a perda de massa muscular e óssea (não esquecendo o fator número um à ser eliminado: a dor), assim os exercícios são traçados para suprir essas deficiências.

É neste momento que ocorre o encaminhamento médico ao Pilates, que atuará como uma poderosa arma neste combate, tornando-se a alternativa mais completa àqueles que procuram amenizar e até mesmo reverter os efeitos do tempo sobre o corpo físico.

Por ser uma atividade que não apresenta nenhum tipo de impacto às articulações, podem se beneficiar os portadores de artrose, artrite reumatóide, artroplastia e discopatias degenerativas (degeneração das vértebras e discos da coluna), osteopenia e osteoporose. A prática contribui também para o fortalecimento do períneo, nas mulheres, e do assoalho pélvico em ambos os sexos, favorecendo os portadores de incontinência urinária.

O Pilates é também indicado para reestabelecer o equilíbrio, através de exercícios desafiadores restaurando as conexões responsáveis pela sensação de segurança ao caminhar e realizar as atividades do dia-dia. Nos idosos, o equilíbrio pode estar alterado devido à desvios posturais decorrentes da idade.

Além disso, a prática estimula a produção e a demanda de cálcio para os ossos que possam estar fragilizados, proporcionando lubrificação e aumento da amplitude dos movimentos para as articulações acometidas, respeitando os limites e avanços de cada um dentro das aulas.

Autor: Renata Ribeiro - fisioterapeuta, pós-graduada em Gerontologia e Saúde do Idoso.

MUSCULAÇÃO EMAGRECE????


Muitos procuram um programa de atividade física com o objetivo de perder peso. Essas pessoas são incentivadas a iniciar um trabalho aeróbio como: caminhar, correr, nadar... Os exercícios aeróbios utilizam principalmente gordura como fonte de energia, mas esse processo vai se iniciar aproximadamente após 30 minutos de exercício - esse tempo é diferente para diferentes níveis de condicionamento físico. Isto se a pessoa estiver se exercitando dentro da zona de trabalho correta - freqüência cardíaca adequada para a sua idade.

Muitas vezes os exercícios anaeróbios, ou seja, exercícios com pesos, não são recomendados. Talvez por falta de contato com novos trabalhos científicos, por acharem que estes não seriam eficientes para o emagrecimento.

A base do emagrecimento é o que chamamos de balanço calórico negativo, que é a ingestão de menor quantidade de calorias, que o gasto energético diário. Ou seja, você deve ingerir menos calorias do que gasta.

Se você não quer diminuir o que come, precisa aumentar sua atividade física diária. A redução do tecido adiposo (gordura) ocorre estimulada por qualquer tipo de atividade física.

Veja o que acontece. No exercício aeróbio ocorre mobilização de gordura durante sua execução. Na musculação ou exercício anaeróbio, a energia utilizada depende do glicogênio muscular - reserva energética formada a partir da glicose. Terminando a atividade, esse glicogênio tem que ser reposto e isto se torna uma prioridade metabólica e, para que isto seja resolvido, o organismo vai utilizar o carboidrato alimentar (o que você comeu). Para o organismo é como se você não tivesse comido esses carboidratos, já que os mesmos foram utilizados na reposição do glicogênio, e assim acontece o balanço calórico negativo. No trabalho com pesos ocorre ainda um aumento da massa magra (músculos) e para manter esses músculos ocorre um aumento no metabolismo basal, utilizando-se assim mais calorias.

Portanto, a mobilização de gorduras nos exercícios anaeróbios ocorre depois. Ou seja, mesmo depois que você terminou o treino, o organismo utilizará gordura como fonte de energia nas horas seguintes, numa intensidade um pouco maior do que o que seria utilizado se você não tivesse se exercitado. Esse tempo poderá ser de até 44 horas após a atividade, mas dependerá da intensidade do treino, do nível de condicionamentodo indivíduo, etc.

Concluindo, para emagrecer, basta aumentar os gastos calóricos acima do total de calorias ingeridas (salvo algum desvio metabólico) com qualquer tipo de exercício, inclusive os exercícios com peso, que ainda têm a vantagem de melhorar a força, a coordenação e a estética, mantendo seus músculos firmes.

Já pensaram na união dos dois? Melhora do sistema cardiovascular, melhora da performance geral, melhora da estética. Quer mais?

Mas não se aventure numa busca solitária para entrar em forma, procure uma academia realmente idônea e faça os exercícios sempre sob orientação de um professor de educação física ou personal training e tendo, claro, passado por um exame de saúde antes de começar a praticá-los.

*Metabolismo basal: quantidade mínima de energia que o corpo gasta em repouso ou em estado de jejum para manter a temperatura corpórea, a respiração, a transpiração, a circulação e as funções vitais.


Fonte:http://www2.uol.com.br

MITOS SOBRE A CORRIDA PARA MULHERES


Além de garantir uma silhueta sequinha e definida, a atividade combate a TPM e a depressão e ainda ajuda você a superar limites

O que fazer antes de começar a correr Check-up Antes de sair correndo por aí, é preciso avaliar a sua saúde com médicos especializados. "É fundamental fazer um check-up clínico, ortopédico, oftalmológico e até dentário, pois a presença de placa bacteriana, por exemplo, é capaz de afetar o rendimento", afirma o treinador Wanderlei de Oliveira, da assessoria esportiva Run For Life e diretor da Federação Paulista de Atletismo, em São Paulo.

Outros exames indispensáveis são avaliação física com eletrocardiograma de esforço, teste de capacidade aeróbica e de biomecânica, realizado em esteira para analisar o tipo de pisada.

Aquecimento É importantíssimo aquecer o corpo antes de começar a atividade. Faz parte desse ritual o alongamento, especialmente dos membros inferiores, o trote leve e os exercícios de amplitude, como passadas mais largas em um percurso plano e reto.

Isso tudo deve ser feito de forma lenta e gradual para aumentar aos poucos a temperatura do organismo sem causar fadiga nem reduzir as reservas de energia. "De quebra, você ainda diminui os riscos de lesão e se prepara psicologicamente para todo o esforço que está por vir", completa o Wanderlei de Oliveira.

Os mitos sobre a corrida Envelhece A dermatologista Andréia Mateus, coordenadora do departamento de cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, no Rio de Janeiro, esclarece: "Apenas o excesso de treino causa o que chamamos de lipodistrofia facial, que deixa o rosto flácido, alongado e abatido devido ao aumento da produção de radicais livres e à redução da gordura".

Causa celulite Pelo contrário. "A prática combate o aspecto de casca de laranja no bumbum e nas coxas, especialmente se for causado por problemas circulatórios, já que ativa de maneira intensa o fluxo sanguíneo e linfático", diz Andréia.

Dá varizes Também não. Aliás, a melhora do retorno venoso ajuda a prevenir varizes. E mais: quem já tem o problema também está liberada para correr, sempre sob supervisão médica.

Faz mal ao joelho e à coluna De acordo com o fisioterapeuta e osteopata Fábio Antonucci, da Academia Rio Sport, no Rio de Janeiro, o exercício só oferece perigo se for praticado sem orientação adequada, com tênis errado ou desgastado demais ou se a pessoa estiver muito acima do peso e apresentar problemas ósseos ou articulares.

Os benefícios da corrida para a saúde É uma atividade completa Correr melhora a respiração, a circulação, tonifica os músculos, evita a perda óssea e fortalece o coração.

Aumenta a disposição e reduz a TPM Recentemente descobriu-se que, além de endorfina, o cérebro libera outras substâncias capazes de gerar aquela sensação gostosa depois da corrida. "Esse bem-estar reduz o impacto das atividades do cotidiano sobre o organismo e ameniza os sintomas da TPM", afirma o fisiologista Luiz Augusto Riani, da Academia Bio Ritmo, em São Paulo.

Combate a depressão Estudos feitos com pessoas que tomavam remédio e com outras que corriam cinco vezes por semana concluíram que os corredores tinham uma recuperação mais rápida e se sentiam dispostos, com mais energia. "Esse bem-estar e a queima de gordura persistem por algumas horas depois do treino", garante Luiz Augusto.

A roupa ideal para correr Boné Fique com os modelos de aba longa, de tecido com filtro solar.

Óculos de sol Escolha armações leves que ficam coladas ao rosto.

Top O modelo ideal é cavado nas costas, para dar liberdade aos braços, e oferece boa sustentação aos seios.

Short Prefira os modelos com abertura lateral, para não dificultar o movimento das pernas.

Tênis Precisa ter um bom amortecedor. O impacto do peso corporal nas articulações é triplicado na reta e quadruplicado na descida. Confira também se o modelo é adequado ao seu tipo de pisada, para não prejudicar o alinhamento dos joelhos e da coluna, e se ele tem uma folga entre o bico e o seu dedão. Caso contrário, você pode ganhar bolhas e calos ou até perder unhas.

Meias As próprias para corrida absorvem rapidamente o suor e oferecem proteção extra nos pontos de maior atrito.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

RAÇÃO HUMANA

Uma ração, que promete muitos benefícios para sua saúde, além do emagrecimento.

CONVERSE COM UMA NUTRICIONISTA SEMPRE QUE FOR INICIAR UMA DIETA (www.patriciarebelo.com.br)


Ração Humana


A ração humana é um composto com diferentes tipos de ingredientes ricos em fibra. Controla colesterol e diabetes, aumenta a resistência orgânica, regula o intestino e ajuda na desintoxicação do organismo.

A utilização da ração humana auxilia no emagrecimento pois tem a função de estabilização do sistema digestivo e diminui a absorção da gordura. É importante destacar que a ração humana tem o efeito de perda de peso, desde que sejam feitos exercícios físicos. Idealmente, a prescrição do alimento deve ser individualizada, pois cada pessoa tem as suas peculiaridades. Sempre é recomendado consultar um nutricionista.

O ideal é evitar comprar a ração pronta porque ela pode perder as propriedades pela forma como foi armazenada. Embora não seja muito prático, as nutricionistas orientam a comprar cada um dos ingredientes que são vendidos a granel e fazer a mistura em casa. Assim, você também tem a garantia do que está consumindo.

Receita da Ração Humana

Ração Humana

1. Ingredientes

Linhaça

É rica em ácidos graxos Ômega 3, sais minerais e vitaminas. Auxilia na regularização do intestino, tem ação antiinflamatória, aumenta a atividade do sistema imunológico, além de possuir uma substância que protege contra tumores de mamas, ovários e próstata.

Para mais informações, visite a página sobre a linhaça.

Colágeno

Usado para enrijecer os tecidos da pele, eliminar rugas e aumentar a tonicidade dos músculos. Fortalece unhas, cabelos e hidrata a pele, dando-lhe maior resistência, mais espessura, crescimento e brilho. Fornece aminoácidos fundamentais para a manutenção dos ossos e a reconstituição ou regeneração de algumas articulações.

Para mais informações sobre o colágeno, visite a página sobre o colágeno.

Fibra de trigo

Estimula os movimentos naturais do intestino, combate a prisão de ventre e favorece a eliminação de toxinas dos órgãos de digestão e excreção. As fibras são muito importantes também na prevenção de hemorróidas, câncer e obesidade.

Aveia

Contém uma espécie de goma que envolve as moléculas gordurosas, dificultando a absorção destas pelo organismo. A aveia auxilia no combate ao colesterol, estimula o apetite. Além disso, ela é essencial ao crescimento humano, fortificando o músculo cardíaco, regulando o sistema nervoso e fortalecendo a pele e os cabelos. Por isso ela é tão utlizada em produtos de beleza.

Leite de Soja

É rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e lecitina, que tonifica o sistema nervoso. Ele também contém um hormônio natural vegetal que age no organismo como estrogênio, ajudando na redução de sintomas associados com a menopausa. Auxilia também na redução de colesterol no sangue e na prevenção e tratamento de muitos tipos de câncer; fornecendo ao organismo a quantidade adequada de proteínas, carboidratos, vitamina E e vitaminas do complexo B e Ômega 3.

Açúcar mascavo

Extraído da cana-de-açúcar, não passa por processo de refinamento, mantendo assim as vitaminas e sais minerais do caldo da cana. Contém vitaminas e grande quantidade de minerais – entre eles o ferro, o magnésio, o cálcio e o fósforo.

Castanha

É rica em folato e vitaminas C e B6. É excelente fonte de ferro, fósforo, riboflavina e tiamina.

Amêndoa

É relativamente rica em vitaminas B1, B6 e principalmente vitamina E. A amêndoa é um dos alimentos vegetais mais ricos em cálcio e fósforo. Contém quantidades importantes de magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre. As amêndoas são ótimas para curar o stress, a depressão, a fadiga e o colesterol elevado.

Gergelim

Alimento muito rico em cálcio e fósforo. O gergelim possui em sua composição óleo de ótima qualidade biológica, proteínas, lecitina, vitaminas A, E, B1, B2, niacina e minerais. Possui muitas fibras, cálcio e ferro, constituindo-se num ótimo complemento alimentar. Tonifica os nervos, combate dores reumáticas, tumores, acido úrico, memória fraca, hemorróidas, gastrites, ulcera, prisão de ventre, pressão alta. É um excelente repositor de cálcio.

Gérmen de Trigo

Contém vitaminas dos grupos A, B, D, F, K e principalmente a vitamina E, que regenera os tecidos. Combate a menstruação irregular, dificuldades de crescimento e desenvolvimento, fraqueza muscular e infecções. Combate também doenças reumáticas, como o torcicolo, reumatismo muscular e nervoso, doenças cardíacas e circulatórias.

Ração Humana

Como a receita tem muita fibra,o intestino funciona muito bem, mas é preciso tomar muito líquido. Tomando pouco líquido o efeito pode ser contrário.

A ração humana também nunca deve ser usada para substituir as refeições. Ela deve ser usada como um complemento no café da manhã ou no lanche da tarde. O emagrecimento não é restrição e diminuição brusca de alimento. É um controle e um equilíbrio alimentar ao longo do dia.

2. Modo de Preparo

Ração Humana

  • Utilize a mesma quantidade de cada componente. A porção recomendada é de50 gramas de cada componente.
  • Bata no liquidificador os ingredientes que não sejam em pó e depois misture-os. Guarde em recipiente escuro para evitar a oxidação.
  • Conserve em geladeira, por no máximo 10 dias.

3. Consumo

  • Uma a duas colheres de sopa por dia com água, leite ou um suco de sua preferência.