sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

STAND UP SURF -




Releitura de um antigo hábito havaiano, o stand up surfing se baseia na utilização do remo como suporte para surfar. É praticado sempre em pé sobre a prancha, que tem entre três e cinco metros.
Algumas informações se confundem a respeito da origem da modalidade. Há versões que dizem que o surgimento do esporte se deu no Havaí, outras na Polinésia. Até mesmo o vizinho Peu tem relatos que ligam seu nome ao nascimento da prática. Independentemente da real procedência, o fato é que o stand up vem crescendo como nunca e o próximo verão promete ser a oportunidade ideal para o esporte bombar no hemisfério sul.
Para Rico de Souza, um dos maiores difusores do surfe no Brasil, o stand up surfing trata-se de uma modalidade inspirada nos nativos havaianos. “Eles usavam canoas para transportar os turistas que iam pegar ondas.” Isso nos primórdios anos 900, 910, muito antes de qualquer pensamento a respeito do surfe tradicional, que conhecemos hoje.
Conhecido como “yoga do surf”, pelo contato direto com o extenso horizonte azul e também pela possibilidade de se ver a fauna marítima de cima da prancha, o stand up é uma bela homenagem aos criadores da modalidade, os guerreiros havaianos – que sempre desbravararam o mar como meio de sobrevivência. Alguns dos maiores nomes do stand up, atualmente, são do Havaí: Leleo Kinimaka, Brian Keaulana e Dave Parmenter. Não poderia ser diferente. Mas a hegemonia dos nativos está ameaçada. Não faltam atletas de outras nacionalidades dispostos a se colocar de pé e experimentar este tipo de surfe. Neste caso, a ameaça é boa notícia.


FONTE:http://www.new.divirta-se.uai.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário