quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CUIDADOS COM A PELE



Operação verão
A estação mais esperada do ano também pode ser a mais prejudicial à saúde. Mas medidas simples evitam que o calor provoque problemas como queimaduras de segundo grau e até intoxicação alimentar

Por André Bernardo

O verão é a estação mais esperada do ano para a maioria dos brasileiros. Hora de reunir a família, pegar a estrada e conhecer lugares paradisíacos. Para elevar ainda mais a temperatura, o horário de verão convida as pessoas a ficarem mais tempo debaixo do sol. Irresistível, não é mesmo? Nem tanto. A busca pelo bronzeado perfeito pode causar graves males à saúde. Se, para uns, verão é sinônimo de férias, praia e sol, para outros, é certeza de manchas, bolhas e micose. Buscando evitar que o sol forte estrague a temporada, médicos reafirmam a importância do uso do protetor solar. "Esse produto é tão importante que deveria ser vendido com receita médica", afirma o dermatologista Murilo Drummond, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Pessoas de pele muito branca devem usar filtros com FPS 45. Já aquelas de pele negra podem escolher filtros com FPS entre 20 e 30

O protetor solar ainda é o principal aliado da pele contra os raios ultravioleta. Segundo os médicos, os raios mais perigosos são os UVA, que provocam envelhecimento precoce, e os UVB, que causam câncer de pele. O período de maior incidência dos raios solares sobre a Terra é das 10h às 17h. Por isso, os médicos não se cansam de repetir que as pessoas só devem ir à praia (ou à piscina) antes das 10h ou depois das 17h. "Mesmo nesses horários, o sol já transmite os raios UVA. Eles podem até não ser tão nocivos à saúde quanto os UVB, mas também devem ser evitados", ressalva Drummond.

Ao contrário do que a maioria pensa, os raios ultravioleta não frequentam a praia apenas nos dias ensolarados. Eles também põem em risco a pele dos banhistas em dias frios e nublados. Até debaixo do guarda-sol, ou dentro d'água, eles podem surpreender aqueles mais descuidados. Pouca gente sabe, mas a areia da praia e a água salgada refletem os raios do sol e potencializam seus efeitos. "Pele bronzeada não é sinal de saúde. É motivo de preocupação. Se ficou vermelha, é porque passou dos limites, ou esqueceu o protetor solar em casa", adverte o dermatologista.


Fonte:http://revistavivasaude.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário