domingo, 30 de maio de 2010

POLÉN APÍCOLA


Pólen combate o envelhecimento e ajuda a recuperar energias

O alimento das abelhas tem proteínas e vitaminas que aumentam a nossa energia. É o chamado pólen apícola.

MÔNICA TEIXEIRA Taubaté, SP


Edésio Santos é professor de educação física. Ele corre o tempo todo e, nas horas de folga, pratica exercício. De onde vem tanta energia? “Há 15 anos, eu acordo de manhã e a primeira coisa que eu faço é comer o meu pólen”, revela.Ainda em jejum, Edésio come uma colher de pólen puro, um poderoso suplemento alimentar. “Antes de tomar o pólen, parecia que as coisas eram mais pesadas. Eu até desempenhava bem os meus papeis, só que fazia como se fosse um fardo. Hoje, eu faço muito mais coisas do que eu fazia e as coisas são mais leves”, afirma o professor.

Mas que alimento é esse? É comida de abelha e se chama pólen apícola. “O pólen é a principal fonte protéica da abelha. O néctar é a fonte de carboidratos, o pólen é a fonte de proteínas, minerais e lipídeos. Sem ele, o enxame não se desenvolve. Em poucos dias, três, quatro dias, ele pode definhar e morrer”, explica Lídia Barreto, do Centro de Estudos Apícolas da UNITAU.

Depois de pousar de flor em flor e retirar o pólen, as abelhas voltam para a colmeia carregadas. Cada bolota, como dizem os especialistas, ou bolinha amarela presa à pata é o mais puro pólen.

A cada voo que uma abelha faz, ela volta à colmeia com duas bolotas de pólen. E elas são incansáveis, chegam a fazer 80 voos por dia. Quer dizer que cada abelha produz 160 bolotas de pólen.

Para coletar o pólen, os apicultores usam uma espécie de tela na entrada da colmeia. Os furos são tão estreitos que, para passar, as abelhas são obrigadas a derrubar os grãozinhos do lado de fora.

Mas nem todo pólen é coletado. Como a tela também tem furos maiores, dois terços da comida extraída das flores vão para dentro da colméia e se transformam no pão das abelhas. O pólen é mais uma evidência de que o que é bom para as abelhas, é excelente para a gente também.

“O pólen no nosso meio é conhecido como bifinho verde. E ele tem uma composição físico-química básica de proteínas similar a um bife, em torno de 20%. Ele tem lipídeos. Esse lipídeo é um lipídeo muito bom com propriedades antioxidantes. É uma gordura, mas uma gordura boa”, destaca Lídia Barreto, coordenadora do Centro de Estudos Apícolas da UNITAU.

E ele desperta cada vez mais a curiosidade dos pesquisadores. Em um laboratório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, as pesquisas com pólen mostraram que ele pode ajudar a combater as doenças do envelhecimento.

“Comprovamos, na verdade, que ele tem as três vitaminas antioxidantes, beta caroteno como a pró-vitamina A, a vitamina C e a vitamina E, que são as três antioxidantes”, afirma a farmacêutica bioquímica Lígia Muradian, da USP.

O pólen também é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam, por exemplo, no funcionamento do sistema nervoso central, na prevenção e tratamento de cataratas. O grãozinho surpreende.

“Para se ter ideia, as quantidades que foram encontradas de vitamina B1 podem ser associadas às quantidades que se encontra dessa vitamina nas carnes de porco, por exemplo. As quantidades de vitamina B2 que nós encontramos eram superiores às quantidades que se encontra no leite”, explica a química Vanilda Soares de Arruda.

“Acredito que ele deve ser encarado como alimento, um alimento que tem efeito preventivo contra algumas doenças”, ressalta a nutricionista Ilana Pereira de Melo.

A repórter Mônica Teixeira experimenta o pólen na cozinha do laboratório da USP e aprova. “Tem um gosto como se eu tivesse comendo um cereal matinal. É bem crocante. Não parece com mel, mas dá para comer puro sem o menor problema”, comenta.

A recomendação é ingerir 5 gramas por dia, o equivalente a uma colher de sopa, mas ele não precisa ser puro. O pólen está sendo testado como ingrediente na culinária. E já existem maneiras bem mais saborosas de garantir a dose diária desse alimento.

Na Universidade de Taubaté, a cozinha é um laboratório, onde o sabor do pólen é posto à prova: no molho da salada, na salada de fruta, no patê, bolos, biscoitos de pólen e até trufas e bombons.

FON TE: GLOBO REPÓRTER

www.ferradela.blogspot.com

MULHERES X GORDURA CORPORAL



Mensagem especial para as mulheres

As mulheres possuem mais gordura corporal que os homens

Por natureza, o corpo feminino foi concebido para sua própria proteção, e proteção de um eventual bebê. Como resultado, as mulheres possuem uma quantidade maior de enzimas que armazenam gordura, e menor quantidade das enzimas que as queimam. Soma-se a isto o fato de o estrogênio feminino ativar e multiplicar as enzimas de armazenamento de gordura.

Não é recomendável perseguir um nível extremamente reduzido de gordura corporal

As mulheres atletas envolvidas com práticas esportivas de alto rendimento, que buscam o baixo peso corporal e porcentagens de gordura extremamente baixas, experimentam uma redução hormonal que causa a interrupção do ciclo menstrual. O mesmo pode ocorrer quando uma mulher se torna anoréxica, e seu corpo atinge o nível da subnutrição. Tais condições, quando instaladas por longo período de tempo, podem levar a outros riscos de saúde, como a perda de massa óssea.

Alterações nos níveis de hidratação

As mulheres experimentam mais alterações nos níveis de hidratação do que os homens, em função do ciclo menstrual. Isto pode alterar a medição da taxa de gordura, especialmente quando utilizado o método BIA. A retenção de líquidos, comum neste período, também poderá influenciar as medições diárias de peso. Sendo este uma das variáveis utilizadas no cálculo da gordura corporal, esta poderá sofrer alterações, até mesmo para cima.

As usuárias freqüentes dos produtos que empregam a tecnologia BIA devem estar especialmente atentas aos ciclos mensais naturais de seus próprios corpos. Visando estabelecer uma base referencial de gordura corporal, muitas mulheres registram suas medições diariamente durante um mês. Posteriormente, um programa de monitoramento realizado em intervalos regulares pode antecipar as variações mensais.

As variações dos níveis hormonais em função da gravidez ou menopausa também podem causar retenção de água, conseqüentemente alterações nas medições. Outros fatores também influenciam o nível de hidratação, a saber: estilo de alimentação, cafeína, consumo de álcool, tensão, doenças, o uso de drogas, dentre outros.

Lembre-se

Para monitorar seu progresso, compare suas diversas medidas (peso, % gordura, % água, outros) obtidas sempre sob as mesmas condições, ao longo de um período de tempo. Atenção às variações causadas pela menstruação. Permaneça dentro do nível de gordura corporal específico para mulheres - não para os homens!


Informações reproduzidas com autorização de TANITA Corporation of America Inc. TANITA Legal Notice

FONTE: http://www.dhoxa.com.br/tanita/vida-saudavel-mensagem-mulheres.asp

PORCENTAGEM DE GORDURA CORPORAL



A porcentagem de gordura corporal corresponde ao teor de gordura do organismo em relação ao peso do próprio corpo. A redução dos níveis excedentes de gordura corporal tem demonstrado reduzir o risco de determinadas complicações de saúde, designadamente hipertensão, doenças do coração, diabetes entre outras.

Veja abaixo e conheça os índices saudáveis de gordura corporal.



: PORCENTAGEM DE GORDURA CORPORAL
Alto risco Abaixo Média Acima Alto risco
Homens
<> 25%
Mulheres <12%> 30%

FONTE: Revista O2 e TANITA

PILATES


Você se sente uma E.T. no meio do auê que é a sua academia, com aquela música agitada nas alturas e pessoas jovens e esbeltas desfilando para lá e para cá? Por um acaso, você não suporta a mesmice dos exercícios feitos nos aparelhos de musculação? Ou, no seu caso, é por causa do problema na coluna que puxar ferro não é a melhor opção? É por esses motivos que o pilates, um método de condicionamento físico e mental - porque somos constituídas de corpo e mente, sim! – tem conquistado cada vez mais gente. E mesmo quem se sente em casa dentro dos templos da malhação tem grandes chances de se apaixonar. O pilates dá ótimos resultados em pouco tempo: aumenta o tônus muscular e a flexibilidade, promove a mobilidade das articulações, ajuda a alinhar a postura, trabalha intensamente a concentração e a respiração, promovendo um equilíbrio entre corpo e mente. Nas palavras de Joseph Humbertus Pilates, é indispensável "para atingir o objetivo da humanidade: saúde e felicidade". É isso mesmo. Pilates é o sobrenome do criador do método. Um alemão que, quando criança, sofria de febre reumática e asma. Como assim? Foi exatamente por causa dos problemas de saúde que Joseph Pilates se dedicou com unhas e dentes a tornar-se fisicamente forte. Aos quatorze anos, dizem seus seguidores, Pilates estava em tão boa forma que podia posar para mapas de anatomia. Lutou boxe, foi artista de circo, treinador de autodefesa. Estudou yoga, zen budismo e regimes gregos e romanos. Dois anos após o início da Primeira Guerra Mundial, Pilates foi mandado para Inglaterra para trabalhar como enfermeiro. Nesse período, utilizando as molas das camas do hospital, desenvolveu um sistema de exercícios que inspirou a criação de seu método e seus equipamentos. A eficácia dos movimentos desenvolvidos foi comprovada quando, em 1918, nenhum dos internos daquele campo sucumbiu a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas em outros campos da Inglaterra. Se o método pilates já existe há tanto tempo, porque só de uns tempos para cá vem sendo difundido e conhecido? "Apesar do pilates ter surgido na Primeira Guerra, foi a mídia, através de pessoas famosas, como Madonna e Sharon Stone, que colocou o pilates em evidência", explica Flávia Lebre, coordenadora de pilates da academia Boby Tech, no Rio de Janeiro. Mas não foi só para estar na moda que o pessoal aderiu à onda do pilates. A professora de educação física e dona de um dos estúdios precursores do método pilates no Brasil, Teresa Camarão, garante que foi uma questão de necessidade: "As pessoas se cansaram das academias. Sentiram necessidade de buscar algo mais harmônico e menos invasivo", esclarece Teresa. Além disso, o pilates veio como opção para pessoas acima de 40 anos: "Esse tipo de público ficou de fora do boom das academias. O pilates se adequa perfeitamente a essas pessoas, que estão buscando atividades menos agressivas, com uma atenção especial e individualizada do professor", diz ela. Apesar de fazer sucesso entre pessoas que já passaram da flor da idade, o pilates é recomendável para todas as idades, não tem contra-indicações – apenas restrições de movimentos no caso de patologias no joelho e na coluna – e é compatível com qualquer outro tipo de atividade física que o praticante faça. Tantas vantagens se devem ao fato de ser uma atividade que se adapta às características de cada um. As sessões são individuais ou em grupos de quatro alunos, no máximo. Os equipamentos, todos desenvolvidos por Joseph Pilates, são constituídos de molas que podem tanto ajudar no movimento como oferecer resistência a ele. Todos os exercícios são associados à respiração e à contração do abdômen. "A força sempre começa no abdômen, que chamamos de centro. Os médicos estão indicando muito o pilates pelo trabalho intenso nessa parte, que alivia muito as dores nas costas e alinha a postura corporal", explica Flávia Lebre. Se você não tem o interesse de se tornar uma pilha de músculos ambulante, mas procura desenvolver a flexibilidade tanto quanto o tônus muscular, além de buscar o equilíbrio corporal, o pilates é tudo que você procurava. "Ele deixa o corpo forte e flexível, sem torná-lo volumoso", afirma Flávia. Além disso, por exigir concentração e controle da respiração, o pilates alivia o estresse, melhora a coordenação motora, aumenta a consciência corporal e estimula o sistema circulatório, ajudando na oxigenação do sangue. "Quem não se concentra acaba indo parar no chão", brinca Flávia, lembrando que grande parte dos movimentos exige bastante equilíbrio. Quem prova comprova A atriz e dançarina Camila Caputti, de 23 anos, afirma que o pilates alivia muito o estresse: "É um trabalho consciente em que você se centra no seu corpo e relaxa mesmo. Tonifica o corpo sem fazer esforço, diferentemente de quando faz abdominais compulsivamente", diz. Isso porque o pilates procura a excelência do movimento, com um número menor de repetições por exercício, feitas com maior precisão. E para quem pensa que esse negócio de equilíbrio entre corpo e mente é baboseira de gente zen, não sabe o que está perdendo. "Você sente que está melhorando a sua postura, a sua respiração, que está caminhando bem, sem maltratar nenhuma parte do corpo. E isso vai melhorar todos os âmbitos da sua vida", afirma Camila. Modalidades Existem duas modalidades de pilates (se é que alguém chegou a essa parte da matéria e não saiu correndo à procura de um centro de pilates ou academia mais próxima que já ofereça o método). A que usa aparelhos, todos feitos com molas, é o chamado studio pilates. O studio nada mais é que uma sala repleta de diferentes equipamentos, onde cada aluno faz um exercício diferente. O outro tipo é o mat pilates, o chamado pilates de solo, que é feito sem aparelhos mas que pode contar com o auxílio de alguns elementos, como bolas e elásticos. Tanto em um quanto em outro, diversidade de movimentos é que não vai faltar. "A aula é uma surpresa, os exercícios variam muito. O pilates é um verdadeiro parquinho de diversões", brinca Flávia Lebre, lembrando que, para quem tem patologias de coluna, o studio é mais indicado. O único senão do pilates é o preço, em média R$ 250 por duas vezes na semana. Segundo o próprio Joseph Pilates: "Em dez aulas, você se sentirá melhor, em vinte, parecerá melhor, e em 30 aulas terá um corpo novo". Mas se o que você tanto busca é simplesmente uma maneira rápida de alcançar a beleza, das duas uma: ou procure rever os seus conceitos ou mantenha distância dos estúdios de pilates. Mais que uma ginástica, o pilates é uma questão de qualidade de vida. "Uma aluna chegou para mim e falou: eu quero glúteos e perna. Então eu disse: volta para a musculação!", conclui Flávia. Fonte:http://www.bolsademulher.com/beleza/pilates_saude_e_felicidade-3631-1.html

terça-feira, 25 de maio de 2010

AGACHAMENTO PARA COXAS E BUMBUM


Invista no exercício número 1 para pernas e bumbum

Você já deve ter ouvido falar que o agachamento é o exercício número 1 para deixar as pernas firmes e o bumbum duro feito pedra. Pode notar: todas as malhadoras de carteirinha investem nesse movimento. Sabe por quê? Ele isola quase todos os músculos que compõem essas duas partes do corpo, o que dá uma força e tanto na hora de esculpi-las – tudo o que a gente quer para arrasar de biquíni à beira-mar.

O afundo, que você vê na foto, é um dos tipos mais comuns de agachamento. A grande sacada aqui é o degrau. “Ele aumenta a intensidade do exercício, pois você tem que colocar mais força para subir e descer o tronco”, explica a professora Cláudia Hespanhol, de São Paulo.

Resultado: malhação turbinada. Por isso, faça apenas de duas a três vezes por semana. “Não repita em dias seguidos, porque sua musculatura precisa descansar”, completa. Se o exercício ficar fácil, coloque caneleiras na cintura. Atenção: o movimento não deve ser feito por quem tem problema nos joelhos e artrose.

Como fazer
Em pé, com as mãos apoiadas na cintura, as costas retas e o abdômen contraído, coloque o pé direito no centro do degrau, mantendo a perna semiflexionada. A perna esquerda fica estendida atrás, com a ponta do pé apoiada no chão. Agache, descendo o tronco devagar, até os joelhos formarem um ângulo de 90 graus em relação às coxas. O joelho da frente não ultrapassa a linha da ponta do pé e o esquerdo chega próximo ao chão. Levante, estendendo as pernas, e repita o movimento. Realize todas as repetições com uma perna e depois com a outra.

Faça três séries de 10 a 15x de cada lado.


FONTE:www.boaforma.com.br

CORRIDINHA....VAMOS ENCARAR?!


Invista numa corridinha de 15 minutos na areia da praia e derreta 2 quilos vapt-vupt

Que tal aproveitar o melhor “equipamento” da praia para manter as curvas em dia durante o verão? Correr na areia é tudo de bom: além de exigir muito mais da musculatura do que o exercício feito na esteira ou no asfalto, ainda dá para curtir a paisagem e, de quebra, paquerar. Para mexer o corpo sem estragar o merecido descanso, elaboramos um treino express. São apenas 15 minutos por dia, quatro vezes por semana, durante um mês. E há dois planos: um é ideal se você está começando a praticar a atividade (plano 1) e o outro perfeito para quem já corre (plano 2). O resultado, você desfila na sequência – pernas torneadas, bumbum durinho e até 2 quilos a menos na balança.

Aperte a passada

Para regular a intensidade do treino, confira a tabela de percepção de esforço abaixo.

Caminhada moderada (de 5 a 6 km/h): a respiração fica um pouco ofegante, mas dá para conversar.

Caminhada acelerada (de 6,5 a 7 km/h): a respiração fica mais acelerada e você conversa com dificuldade.

Trote (de 7,5 a 8 km/h): a respiração fica ofegante e você quase não consegue conversar. A velocidade é de uma caminhada rápida, mas o movimento é de corrida.

Corrida moderada (8,5 km/h): você começa a cansar e tem muita dificuldade para falar.

Corrida acelerada (de 9 a 10 km/h): a respiração fica bem ofegante e dá vontade de parar.

Tiro: você deve correr o mais rápido que puder, o exercício se torna extremamente cansativo.

PARA AQUECER: ANDE POR CINCO MINUTOS ANTES DE CADA TREINO


FONTE:www.boaforma.com.br

BENEFÍCIOS CAUSADOS PELO SOL


O Sol é essencial para a produção e absorção da vitamina D pelo organismo. E a vitamina D, por sua vez, está envolvida na formação do cálcio, responsável pela estrutura dos ossos. Portanto, tomar Sol com freqüência é uma questão de saúde!
Quando há pouca exposição solar, como nos países de clima frio, a pele produz vitamina D em quantidade insuficiente, sendo necessária suplementação alimentar. São poucos os alimentos que contêm grandes quantidades de vitamina D. Entre os mais ricos estão os peixes gordurosos, como o Salmão e Macarel. Fígado de boi e óleos de peixes também têm vitamina D, porém em menor proporção.
Mas atenção: para ajudar o organismo a produzir vitamina D, basta tomar de cinco a dez minutos de Sol, duas vezes por semana, evitando o período entre 10 e 16 horas.

FONTE:http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1777355-benef%C3%ADcios-causados-pelo-sol/

PERSONAL DOG


A caminhada é a solução mais prática para quem quer fazer exercícios físicos sem gastar muito dinheiro: com roupas adequadas e um par de tênis poderoso você já pode queimar calorias por aí. Mesmo assim, é muito comum bater uma preguicinha na hora de deixar o sofá para suar o top na rua ou na esteira. E é nesse momento que ter alguém para dar aquele incentivo ou até mesmo para fazer companhia durante a caminhada faz toda a diferença. Se você já está pensando em usar a incompatibilidade de horários com sua amiga, mãe ou namorado como desculpa, esqueça: o seu incentivo durante a atividade física pode ser o seu cãozinho de estimação. Saiba aqui como transformar o seu mais fiel escudeiro em companheiro também na hora da malhação.

Cuidados básicos

Companheiro sempre fiel, o seu cãozinho dificilmente vai furar com você na hora da caminhada. Mas, para que o exercício físico seja sinônimo de prazer para ele também, é importante que você sempre respeite seus limites. Saiba quais são os cuidados especiais que você deve tomar com seu animal de companhia.

Idade ideal
Não existe idade mínima para que seu cão se torne um animal de companhia. "Assim que ele acabar de tomar as vacinas de filhote, pode sair para participar de atividades físicas", explica Brandão. Já os animais mais velhos precisam de atenção especial, sim, mas isso não quer dizer que eles devam deixar de praticar exercícios. "Não existe limite de idade. Enquanto o animal estiver saudável e se mostrar apto à atividade física, ele pode continuar", diz o veterinário.

Tempo de duração
O tempo de duração ideal para uma caminhada depende de cada cão e seu condicionamento físico, além da temperatura ambiente. "Os mais velhos, acima do peso ou que ainda estão começando devem caminhar durante 10 ou 15 minutos", explica o Brandão. Mais uma vez, é importante prestar atenção aos limites do seu cachorro. "Invariavelmente o cão vai acompanhar o dono mesmo que não esteja mais aguentando. Por isso, é fundamental sempre avaliar o condicionamento do animal e, se ele estiver muito cansado, fazer paradas periódicas", aconselha Macellaro.

O horário certo
Sol demais e altas temperaturas durante a caminhada fazem mal tanto para você, quanto para o seu cãozinho. Por isso, o horário ideal para a atividade física diária é até às 10 horas ou após às 16 horas. Dessa forma, você evita os horários mais quentes do dia e fica longe de um quadro de desidratação. Outra dica importante é que os cães não devem praticar exercícios físicos logo após as refeições ou depois de beber muita água. "O ideal é dar um intervalo de aproximadamente uma ou duas horas", alerta o Dr. Macellaro.

Benefícios da caminhada
Que a caminhada é um exercício poderoso, capaz de secar a barriga, a gente já sabe. No entanto, quando praticada pelos animais, as atividades físicas também trazem benefícios como redução de peso, diminuição de estresse e ansiedade, tonificação muscular e até melhora na capacidade cárdiopulmonar. "Esses benefícios são importantes para animais que sofrem de doenças comuns da idade avançada, como artrose e diabetes", explica Brandão.

Hidratação e proteção solar
Manter o organismo hidratado durante a atividade física é uma regra que vale também para os cães. "É fundamental hidratar o animal durante o treinamento, em intervalos que vão de acordo com a necessidade de cada um. A dosagem de água nesses momentos deve ser mais baixa", ensina Macellaro. De acordo com o veterinário, existem até garrafinhas feitas especialmente para transportar água para os cães durante a caminhada.

Além da hidratação, é importante também manter o animal protegido do sol. "Nos cachorros de pele branca e mucosas rosadas é preciso passar protetor solar sempre. Também é necessário tomar cuidado para que o piso ou asfalto quentes demais não queimem os coxims plantares (as almofadinhas dos dedos) do animal", alerta o Macellaro.

Cuide bem do seu companheiro
Por mais dócil que seja o seu cão, nunca deixe de usar a coleira para evitar confusões na rua. De acordo com Macellaro, as coleiras mais indicadas são as longas, que dão mais liberdade ao animal. A dica do Brandão para que a caminhada seja ainda mais agradável é deixar que o cão conduza o ritmo do exercício, nunca o contrário. "Não se deve arrastar o animal para que caminhe como o proprietário quer", aconselha.

Fonte:www.boaforma.com.br