domingo, 30 de maio de 2010

MULHERES X GORDURA CORPORAL



Mensagem especial para as mulheres

As mulheres possuem mais gordura corporal que os homens

Por natureza, o corpo feminino foi concebido para sua própria proteção, e proteção de um eventual bebê. Como resultado, as mulheres possuem uma quantidade maior de enzimas que armazenam gordura, e menor quantidade das enzimas que as queimam. Soma-se a isto o fato de o estrogênio feminino ativar e multiplicar as enzimas de armazenamento de gordura.

Não é recomendável perseguir um nível extremamente reduzido de gordura corporal

As mulheres atletas envolvidas com práticas esportivas de alto rendimento, que buscam o baixo peso corporal e porcentagens de gordura extremamente baixas, experimentam uma redução hormonal que causa a interrupção do ciclo menstrual. O mesmo pode ocorrer quando uma mulher se torna anoréxica, e seu corpo atinge o nível da subnutrição. Tais condições, quando instaladas por longo período de tempo, podem levar a outros riscos de saúde, como a perda de massa óssea.

Alterações nos níveis de hidratação

As mulheres experimentam mais alterações nos níveis de hidratação do que os homens, em função do ciclo menstrual. Isto pode alterar a medição da taxa de gordura, especialmente quando utilizado o método BIA. A retenção de líquidos, comum neste período, também poderá influenciar as medições diárias de peso. Sendo este uma das variáveis utilizadas no cálculo da gordura corporal, esta poderá sofrer alterações, até mesmo para cima.

As usuárias freqüentes dos produtos que empregam a tecnologia BIA devem estar especialmente atentas aos ciclos mensais naturais de seus próprios corpos. Visando estabelecer uma base referencial de gordura corporal, muitas mulheres registram suas medições diariamente durante um mês. Posteriormente, um programa de monitoramento realizado em intervalos regulares pode antecipar as variações mensais.

As variações dos níveis hormonais em função da gravidez ou menopausa também podem causar retenção de água, conseqüentemente alterações nas medições. Outros fatores também influenciam o nível de hidratação, a saber: estilo de alimentação, cafeína, consumo de álcool, tensão, doenças, o uso de drogas, dentre outros.

Lembre-se

Para monitorar seu progresso, compare suas diversas medidas (peso, % gordura, % água, outros) obtidas sempre sob as mesmas condições, ao longo de um período de tempo. Atenção às variações causadas pela menstruação. Permaneça dentro do nível de gordura corporal específico para mulheres - não para os homens!


Informações reproduzidas com autorização de TANITA Corporation of America Inc. TANITA Legal Notice

FONTE: http://www.dhoxa.com.br/tanita/vida-saudavel-mensagem-mulheres.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário