sábado, 30 de janeiro de 2010

MARCHA REGRESSIVA


MARCHA REGRESSIVA


Praticar marcha reversiva estimula a sincronização dos lados do cérebro, abre a caixa torácica, melhora a postura, desenvolve a visão periférica e reduz impactos. Conheça mais sobre essa técnica

Assim como qualquer exercício físico, é preciso consultar um médico para saber se o seu corpo se adaptará à actividade, mas Pablo alerta que pessoas portadoras de protusão discal, hérnia de disco, problemas sérios de coluna e labirintite devem tomar maior cuidado, apesar dos beneficios que a corrida reversiva trás.

Quem está liberado para praticar o retrorunning pode ter diversos benefícios. Confira alguns deles:

Estimulação e sincronização dos hemisférios cerebrais
O cérebro possui uma grande habilidade de adaptação e aprendizado, e os estímulos diferentes favorecem a criação novas ligações. Isso faz com que o cérebro a organize e aumente sua utilização graças aos novos estímulos, explicou o treinador. Isso porque o corpo foi adaptado para os movimentos para frente e a reversão força o organismo a reestruturar todo com conceito de padrões.

Além disso, a visão periférica também é favorecida. Para quem está de fora parece que a dificuldade é muito grande, mas não é. Quando você vira a cabeça só um pouco já ganha visão lateral de quase dois terços. Com o tempo, nem é mais preciso olhar tanto para trás, contou Jane Marcelino.

Abertura da caixa torácica
Ao andar ou correr para frente, o tronco tende a ficar projetado para frente, possibilitando uma melhor execução na corrida. Ao executar a marcha reversiva, o movimento é mesmo para o lado oposto, ou seja, os ombros se abrem para buscar equilíbrio.

Reduz impactos
A cada passada da corrida convencional o pé toca o solo com o calcanhar e o joelho está em extensão, fazendo com que o impacto seja todo direcionando para o corpo.

fonte: www.maratonismo.blogs.sapo.pt/29092.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário