segunda-feira, 27 de setembro de 2010

TAE BOXE


Sempre gostei de artes marciais. Já fiz Karatê, Boxe, Taekwondo, Jiu, mas o excesso de trabalho ou a falta de tempo, me fez abrir mão dessas artes. Semana passada convidei uma amiga e aluna para fazer uma aula experimental de Tae Boxe, as sextas-feiras, academia perto de casa. Alongamos,aquecemos, socamos, chutamos....relembrei o prazer e a sensação de leveza após descarregar a semana toda naquelas raquetes!!!! Agora estou esperando a chegada das minhas próprias luvas para próxima sexta-feira!!!!!Agora ninguem mais me segura!!!!!!!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A IMPORÂNCIA DO CAFÉ DA MANHÃ


A alimentação adequada é resultado do que é ingerido durante todo o dia. Assim, a soma dos alimentos que compõem as refeições irá fornecer - ou não - nutrientes na quantidade recomendada para que o organismo funcione adequadamente.

Os alimentos devem ser distribuídos em, pelo menos, cinco refeições por dia para que possa haver variedade alimentar e, com isso, maior quantidade de nutrientes, além de evitar a concentração de substâncias em poucas refeições o que prejudicaria a absorção das mesmas.

Entre essas refeições que compõem a alimentação, qual é o papel e importância do café da manhã?

Entre a última refeição do dia e a primeira (desjejum), há um longo período de jejum. Isso significa que o organismo, depois de esgotada a principal fonte de energia, a glicose, passa a utilizar o glicogênio estocado, principalmente, no fígado. Durante o sono, o organismo continua trabalhando, em um ritmo menor, mas ele mantém as funções básicas como respirar, o funcionamento cardíaco, circulação, entre outros. Todas essas funções precisam de energia para serem realizadas.

Pela manhã, ao acordar, é necessário fornecer energia para que sejam realizadas as tarefas do dia. Isso significa, que o café da manhã fornecerá, entre outros nutrientes, carboidratos para que possam ser realizados os trabalhos do dia a dia, influindo no rendimento diário.

Para quem deseja emagrecer, é bom ficar atento! Realizar o café da manhã está associado à diminuição da fome nas refeições seguintes o que reduz o risco de comer excessivamente no meio do dia. Além disso, pessoas que costumam fazer o desjejum logo que acordam têm mais chances de manter ou controlar o peso.

Os carboidratos não são os únicos nutrientes fornecidos, principalmente, pelos alimentos que compõem o café da manhã. Veja na tabela abaixo mais motivos para torná-lo uma das principais, senão a principal, refeições do dia.

Café da manhã a principal refeição do dia


A combinação desses alimentos fornecem uma refeição importante para iniciar o dia. Não se deve pular nenhuma refeição, principalmente o café da manhã que deve ser feito logo após acordar.

FONTE:Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE


Conquiste qualidade de vida e saúde praticando exercícios físicos adequados e com orientação adequada!
Praticar exercícios físicos é importante em qualquer fase da vida, mas se torna ainda mais indispensável após os 60 anos. Neste período, quando aumenta a incidência de doenças cardiovasculares, a atividade física age também como um efeito protetor, especialmente os exercícios aeróbicos (como andar de bicicleta, caminhar, nadar, dançar e correr).

O hábito de praticar exercícios físicos regularmente auxilia no controle da pressão arterial e do diabetes, diminuindo os riscos de diversos distúrbios.

Quanto antes se inicia a prática de exercícios melhor, mas nada impede que os sedentários comecem a se mexer só ao entrarem na sexta década de suas vidas. Afinal, fica valendo a velha máxima do antes tarde do que nunca!

No entanto, o geriatra André Jaime alerta que os exercícios só se tornam eficazes se forem praticados durante, no mínimo, 150 minutos por semana - tempo que pode ser dividido em três sessões semanais de 50 minutos.

O ideal é que nos outros dias da semana sejam praticados exercícios de musculação, que ajudam a melhorar as massas óssea e muscular, diminuindo a incidência de osteoporose (responsável por muitas quedas e fraturas) e garantindo mais força e agilidade.

Especialistas são indispensáveis

Antes de iniciar sua série de exercícios é necessário consultar um médico cardiologista ou geriatra, mesmo que sua intenção seja apenas fazer caminhadas. "O médico solicitará exames laboratoriais e ergométricos que mostrarão se o paciente está apto para praticar atividades físicas e esportes. Eles são importantes porque algumas destas doenças são silenciosas e só são diagnosticadas através de exames", diz o especialista.

É fundamental também procurar uma academia que tenha profissionais especializados em terceira idade. "O médico indica os melhores tipos de exercício para cada paciente, mas é fundamental que o profissional que o acompanhará seja capacitado", afirma Jaime.

Os benefícios da prática de exercícios físicos são inúmeros. Estudos comprovam que os não-sedentários vivem com maior qualidade de vida, além de se tornarem mais independentes para se movimentar ou realizar as tarefas simples do dia-a-dia.

Para completar, além dos benefícios físicos, pesquisas comprovam que a atividade física em grupos na terceira idade contribui para a sociabilização, diminuindo os sintomas de depressão e aumentando os níveis de satisfação e felicidade. Entre nessa!

*André Jaime, geriatra e gerontólogo, presidente do Departamento de Clínica Médica da Associação Paulista de Medicina, pós-graduado em Geriatria pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina) e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Clínica Médica Regional São Paulo.

FONTE: Nestlé

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

SARADA PARA O VERÃO


Faltam quase três meses para a chegada do verão e das festas de fim de ano. Está mais do que na hora de você começar a pensar no biquíni ou uma roupa mais curta, certo?

Acima de tudo, o importante é se sentir bem e com saúde - isso deve estar em primeiro lugar.

Entretanto, há sempre algo que incomoda no nosso corpo. A barriguinha saliente é a campeã de reclamações em homens e mulheres. Dificilmente você vai encontrar alguém que esteja satisfeito, que não queira eliminar medidas, gordurinhas.

Muitos estão na luta há anos para conquistar uma barriga sarada e, com muito sacrifício, conseguem diminuir medidas localizadas nessa região. Já outros tem a sorte de conseguir bons resultados quando elimina apenas alguns quilinhos. A diferença está no metabolismo de cada um. Organismo e genética também influeciam. Portanto, você deve respeitar o seu corpo como ele é.

Apesar disso, há como deixar a sua barriga com uma melhor aparência. Basta fazer a sua parte, isso por meio de uma boa alimentação e com a prática frequente de exercícios. Se você estiver com o peso acima do adequado, também é necessário emagrecer.

Veja algumas dicas que vão te ajudar a se sentir bem melhor com sua barriga.

O que aumenta a barriga?

- Consumir em excesso alimentos que causam flatulência (gases), como: refrigerantes, feijões, frituras, enlatados, carne vermelha, frios e embutidos.
- Não mastigar corretamente. Mastigar bem também evita o acúmulo de gases.
- Alimentos que retém líquidos, ricos em sódio, alimentos industrializados de forma geral, embutidos, sal de cozinha em excesso, evite.

E quais alimentos ajudam a ter uma barriga retinha?

- Fibras e líquidos: Beba bastante água, líquidos como chás, suco de frutas naturais, água de coco, etc. Consuma diariamente alimentos ricos em fibras: verduras, legumes, frutas, alimentos integrais, aveia, farelo de trigo, semente de linhaça e outros. Isso vai favorecer um bom trabalho intestinal.
- Alimentos considerados diuréticos: chás, suco de limão, melancia, morango, abóbora, agrião, escarola, folhas de beterraba, pepino.

Além dessas dicas, o que realmente vai te ajudar a ter um excelente resultado são os exercícios específicos, localizados, orientados por um educador físico. Comece já a se cuidar e você terá bons resultados até o verão.

Fonte:Roberta Silva - Vila Equilíbrio

KRANKCYCLING


Nessa onda de exercícios e preocupação com a saúde, surge no mercado mais um método que pode beneficiar ainda mais o organismo. O nome dele? KrankCycling.

Criado pelo inventor do spinning (aulas de ginástica em bicicletas ergométricas) Johnny G, o KrankCycle é um equipamento de ciclismo inovador, responsável por exercitar os membros superiores do corpo.

A grande sacada do aparelho é exatamente concentrar os exercícios nos membros superiores do corpo, construindo, desse modo, um melhor condicionamento cardiovascular. "Além disso, ele contribui para o desenvolvimento e ativação dos músculos estabilizadores do "core" (região do cinturão que envolve o abdômen e a lombar) e representa uma oportunidade única de "Cross-Training" para atletas que tem como modalidade principal a utilização dos membros inferiores e manutenção de peso", explica Ricardo Faiock, gerente de marketing da Johnson Health Tech Brazil - empresa responsável por trazer o KrankCycle ao Brasil.

A ideia do equipamento é facilitar os exercícios, tornando os ambientes de fitness acessíveis a todos. Segundo Ricardo o equipamento foi criado com o intuito de estimular aqueles usuários que antes enfrentavam dificuldades para se exercitar.

Mas para quem acha que ele veio para acabar com todos os outros métodos, está enganado. "O Kranking veio complementar modalidades de exercício já existentes", garante Ricardo. "Além disso, o equipamento oferece possibilidades totalmente novas de aulas em grupo, seja em conjunto com bicicletas indoor ou individualmente", completa.

Para se ter uma ideia da facilidade do KrankCycle, um treinamento com apenas 20 minutos utilizando o método e mais algumas pedaladas da bicicleta indoor já mostra resultados benéficos ao usuário. "Essa fusão de treinamento é a maneira mais completa de conseguir bom condicionamento físico, perder peso e manter-se saudável", argumenta Ricardo.

O KrankCycle é ótimo para atletas com lesões, mulheres grávidas e pessoas idosas. Além disso, Ricardo afirma que o aparelho ajuda obesos a se exercitarem, tirando a pressão das pernas e permitindo, assim, que o usuário alcance um maior rendimento com os exercícios, em se tratando de perda de peso, por exemplo.

Uma novidade para os cadeirantes é que o KrankCycle possui um assento removível, permitindo que a cadeira de rodas seja utilizada em seu lugar e dando chance aos deficientes físicos de também praticar exercícios que só ajudarão com relação à saúde e ao bem estar, além de desenvolver uma maior resistência.

Como o KrankCycle é super recente, infelizmente ainda não existem academias que disponibilizem o programa no Brasil, mas Ricardo garante: "Já estamos trabalhando na implantação e licenciamento de academias e professores. Em breve, as aulas estarão disponíveis em diferentes localidades". Então o jeito é torcer para que as academias recebam logo o equipamento para a gente experimentar.

FONTE: VILA EQUILÍBRIO

PILATES COM BOLA


A aula de Pilates com Bola controla picos de ansiedade e depressão ocasionados pelo estresse do dia a dia. Mais do que um exercício físico, é um exercício mental, que tem como objetivo trabalhar a mente associada ao corpo.

Os benefícios do Pilates, associados aos exercícios com a bola, tornam a aula ainda mais divertida e os resultados são rápidos e aparentes, pois, tonifica e define músculos, melhora a flexibilidade e harmoniza as formas do corpo.

No Pilates com a bola, trabalha-se com as camadas mais profundas da musculatura de maneira muito eficaz. A bola permite que a coluna e os glúteos fiquem apoiados, sem interferir na execução ideal dos exercícios, pois é muito comum que os músculos mais fortes "roubem" o direcionamento da força.

Os exercícios são apresentados de forma bem simples, evitando as séries com infinitas repetições. Esse é o aspecto singular do Pilates: as repetições maçantes não existem. Os movimentos são contínuos (em camadas) e o grau de dificuldade é gradativo. Todos esses exercícios requerem muita precisão e concentração. Por isso, exercitam a capacidade de concentração e relaxamento.

A união dos exercícios do Pilates com a bola faz com que essa aula possa ser praticada por pessoas de diferentes níveis de condicionamento, que se recuperam de lesões ou estão em plena forma. Traz benefícios posturais, uma notável melhora no equilíbrio e coordenação, além da satisfação e diversão proporcionadas pela prática.

Fonte: VILA EQUILÍBRIO