sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE


Conquiste qualidade de vida e saúde praticando exercícios físicos adequados e com orientação adequada!
Praticar exercícios físicos é importante em qualquer fase da vida, mas se torna ainda mais indispensável após os 60 anos. Neste período, quando aumenta a incidência de doenças cardiovasculares, a atividade física age também como um efeito protetor, especialmente os exercícios aeróbicos (como andar de bicicleta, caminhar, nadar, dançar e correr).

O hábito de praticar exercícios físicos regularmente auxilia no controle da pressão arterial e do diabetes, diminuindo os riscos de diversos distúrbios.

Quanto antes se inicia a prática de exercícios melhor, mas nada impede que os sedentários comecem a se mexer só ao entrarem na sexta década de suas vidas. Afinal, fica valendo a velha máxima do antes tarde do que nunca!

No entanto, o geriatra André Jaime alerta que os exercícios só se tornam eficazes se forem praticados durante, no mínimo, 150 minutos por semana - tempo que pode ser dividido em três sessões semanais de 50 minutos.

O ideal é que nos outros dias da semana sejam praticados exercícios de musculação, que ajudam a melhorar as massas óssea e muscular, diminuindo a incidência de osteoporose (responsável por muitas quedas e fraturas) e garantindo mais força e agilidade.

Especialistas são indispensáveis

Antes de iniciar sua série de exercícios é necessário consultar um médico cardiologista ou geriatra, mesmo que sua intenção seja apenas fazer caminhadas. "O médico solicitará exames laboratoriais e ergométricos que mostrarão se o paciente está apto para praticar atividades físicas e esportes. Eles são importantes porque algumas destas doenças são silenciosas e só são diagnosticadas através de exames", diz o especialista.

É fundamental também procurar uma academia que tenha profissionais especializados em terceira idade. "O médico indica os melhores tipos de exercício para cada paciente, mas é fundamental que o profissional que o acompanhará seja capacitado", afirma Jaime.

Os benefícios da prática de exercícios físicos são inúmeros. Estudos comprovam que os não-sedentários vivem com maior qualidade de vida, além de se tornarem mais independentes para se movimentar ou realizar as tarefas simples do dia-a-dia.

Para completar, além dos benefícios físicos, pesquisas comprovam que a atividade física em grupos na terceira idade contribui para a sociabilização, diminuindo os sintomas de depressão e aumentando os níveis de satisfação e felicidade. Entre nessa!

*André Jaime, geriatra e gerontólogo, presidente do Departamento de Clínica Médica da Associação Paulista de Medicina, pós-graduado em Geriatria pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina) e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Clínica Médica Regional São Paulo.

FONTE: Nestlé

Nenhum comentário:

Postar um comentário