quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

MALHAR E MEDITAR

Confesso que nunca consegui meditar..... Mas ta ai uma entrevista legal que explica um pouco sobre a meditação e malhação. (Fonte: uol)


Klebér Tani: 'O desequilíbrio entre a atividade e repouso faz com que o sono noturno não seja suficientemente reparador, por isso nós vemos um consumo tão elevado de remédios na sociedade'
Nesta entrevista ao Vya Estelar o especialista em Meditação Transcendental e professor de educação física Klebér Tani explica por que é importante alternar meditação com atividade física.

Ele diz o que é a fisiologia do repouso e apresenta os benefícios da MT. Klebér é diretor da Sociedade Internacional de Meditação do Rio de Janeiro e coordenador da Estação da Mente, complexo de Meditação Transcendental.

Klebér, 44, teve o primeiro contato com a MT aos 17 anos e aos 21 tornou-se instrutor, sempre sob a orientação do precursor da Meditação Transcendental, o mestre indiano Maharishi Mahesh Yogi.

Vya Estelar - Por que malhar e meditar?

Klebér Tani - A natureza funciona através dos passos de repouso e atividade, se você deseja uma atividade mais energética e empreendedora, deve melhorar a sua qualidade de repouso. O repouso experimentado durante a meditação transcendental (MT) proporciona uma redução em 60% do consumo de oxigênio a nível celular, o que durante o sono não ultrapassa 8%. Desta forma, alternando períodos de profundo repouso com uma atividade física bem coordenada, sua saúde será melhor.

Vya Estelar - Como deverá ser na prática essa alternância?

Klebér Tani - O praticante da técnica de Meditação Transcendental mantém a sua rotina de atividades diárias, acrescentando dois períodos com cerca de 20 minutos de MT, um durante a manhã e outro durante a tarde.

Vya Estelar - Não seria um contra-senso, já que a atividade física agita e a MT deixa a pessoa mais zen?

Klebér Tani - Se houver critério na condução da atividade física, o repouso servirá como uma mola propulsora para que o indivíduo se torne mais ativo e empreendedor na sua vida prática. É um engano achar que a meditação tira a vivacidade, a presteza ou a atenção nas coisas do dia-a-dia.

Vya Estelar - Como é feita essa integração entre a educação física, mental e espiritual?

Klebér Tani - O Centro do ser humano é o SER, a fonte de toda a inteligência e criatividade que usamos em nossas vidas. Antes de nos lançarmos para fora da atividade diária, devemos prudentemente avivar o SER, a própria fonte do pensar em nossa consciência. Esta é a educação física verdadeira.

Vya Estelar - E qual é a melhor forma de avivar este SER, a fonte de toda a inteligência e criatividade?

Klebér Tani - Basta praticar a técnica da Meditação Transcendental, como explicado anteriormente, durante 20 minutos pela manhã e 20 minutos à tarde e continuar com a sua rotina diária.

Vya Estelar - Qual seria a periodicidade, melhor hora e tempo destinado a essa prática?

Klebér Tani - Duas vezes ao dia, entre 15 e 20 minutos, ao acordar, pela manhã e no final das nossas atividades, preferencialmente antes do jantar.

Vya Estelar - Por que MT não tem nada a ver com religião?

Klebér Tani - A MT é uma técnica comprovada cientificamente cujos resultados independem de quaisquer crenças ou concepções religiosas. Existem ao redor de todo mundo meditantes de todas as religiões. Os mantras são palavras-chaves que ajudam no processo de interiorização, em direção à fonte dos pensamentos. Devemos tomar cuidado ao usarmos estas chaves, devendo seguir no caso, as orientações de um professor de meditação.

Vya Estelar - Como assim, existe algum mantra ou palavra-chave que seria ser prejudicial?

Klebér Tani - O que pode ocorrer é uma pessoa despreparada indicando um mantra que não seja o mais adequado a você, neste caso, não existiria propriamente um perigo, mas sim uma inadequação do mantra o que não ocorre quando um instrutor idôneo lhe ensina o seu mantra, neste caso o mantra é escolhido especialmente para se adequar de forma otimizada à sua fisiologia e proporcionar bons resultados.

Vya Estelar - Dá para explicar uma técnica de MT para se fazer em casa?

Klebér Tani - A técnica é personalizada e, portanto, possui instruções que diferem de um para outro. De uma forma geral, parar e descansar sentado, com os olhos fechados, uma ou duas vezes ao dia, é uma coisa saudável e ajuda bastante.

Vya Estelar - E uma técnica de respiração para fazer enquanto se está sentado?

Klebér Tani - A técnica da MT é praticada nesta posição, mas não envolve nenhum cuidado específico com a respiração. Na verdade não existe qualquer tipo de esforço ou concentração. Este é um dos motivos de sua grande aceitação em todo o mundo.

Vya Estelar - Uma pessoa que começa a meditar em quanto tempo ela percebe os resultados?

Klebér Tani - Em três ou quatro dias, mais clareza mental, mais disposição, melhor nível de concentração, melhor resposta imunológica, percebemos melhorias em vários níveis, físico, mental, comportamental...

Vya Estelar - O que vem a ser a fisiologia do repouso?

Klebér Tani - Neste mundo globalizado a velocidade das coisas é tão grande que o sistema nervoso não consegue acompanhar. Por isso 80% das doenças são psicossomáticas, o desequilíbrio entre a atividade e repouso faz com que o sono noturno não seja suficientemente reparador, por isso nós vemos um consumo tão elevado de remédios na sociedade. A internet, a TV a cabo e a velocidade com que as informações passam de um lado para o outro, sugerem que o nosso sistema nervoso não esta preparado para suportá-la. Estudando a fisiologia do repouso eu percebi que o corpo é uma farmácia e que se auto conserta sempre que nós damos chances para isso.

O neurologista - Dr. Keith Wallace descobriu que durante a pratica da MT surge um 4º estado de consciência, que é mais relaxante que o sono e traz um estado de alerta maior do que a vigília, este estado restaurador surge como a base da fisiologia do repouso e é justamente aquele alcançado através da prática da MT.


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

TECNOLOGIA NAS ROUPAS DE GINASTICA


Roupas de ginástica: tecnologia, conforto e estilo


Os freqüentadores de academias não querem mais saber apenas de usar roupas bonitas ou com estilo arrojado na hora de malhar, de acordo com a última pesquisa realizada pela Fitness Brasil. Nela 61,3% dos entrevistados responderam que prezam tanto pelo estilo quanto pelo conforto; 37,3% optaram pelo conforto e apenas 1,3% apenas o estilo. "A tecnologia hoje adotada nas roupas de fitness faz grande diferença na performance do atleta e, é imprescindível que o tecido escolhido seja além de bonito, confortável, e que a roupa ajude no desempenho"; explica Andréa Martinato, marketing da Fitness Brasil.

A famosa grife de tecidos inteligentes, a Santaconstancia Tecelagem realiza pesquisas com freqüência para desenvolver tecidos que atendam às exigências do mercado de moda, fitness, esporte e moda praia. O mais recente lançamento é o Leggeríssimo Silver®, produto que representa uma nova geração de tecidos com tratamento antimicrobiano baseado na nanotecnologia com íons de prata. O lançamento foi realizado na Daslu, em uma aula de ciclismo outdoor para conferir os benefícios.

Para quem pensava que não havia mais o que ser inventado no segmento de roupas de ginástica, o novo tecido Leggeríssimo Silver tem a capacidade de inibir a proliferação de bactérias que causam o odor desagradável durante o exercício. O material, resultado de dois anos de pesquisas, garante a sensação de frescor e higiene para quem veste com freqüência a linha sportwear. A novidade da tecnologia é a sua durabilidade excepcional, que estende-se por praticamente toda a vida útil do produto, além de proteger a fibra do material, mantendo suas características e não alterando a cor.

Outra gigante do mercado fitness, a alemã adidasT, referência mundial em artigos esportivos, também investiu no desenvolvimento de novas tecnologias. O lançamento chama-se TechFit com Powerweb, cujo material básico utiliza a tecnologia da compressão para melhorar o rendimento do atleta. Segundo os últimos estudos realizados em laboratórios, em conjunto com a Universidade de Calgary, a utilização do material possibilitou uma melhora média de 5,3% na potência e um aumento de 1,1% na velocidade do atleta em um percurso de 30 metros. E ainda mais impressionante, os pesquisadores registraram uma redução de 1,3% no consumo de oxigênio ao usar a tecnologia TechFit com Powerweb - uma clara indicação da diminuição da fatiga e do aumento de rendimento.

"Existem cada vez mais marcas de artigos esportivos e roupas de ginástica, mas o consumidor deve ficar atento pois poucas oferecem benefícios como um tecido inibidor de odor ou um material que melhora o rendimento do praticante", alerta Andréa. "Muitas vezes o atleta inclusive nota uma queda no rendimento só porque está utilizando um acessório ou roupa inadequada", complementa.

Fonte:Fitness Brasil 18/7/2007




EXERCÍCIOS FUNCIONAIS PARA CORRIDA

Procure um educador físico para sempre orientar seus exercícios!